UFSC sedia seminário sobre Orçamento e Dívida Pública no fim de semana

14/05/2008 11:56

Um seminário sobre Orçamento e Dívida Pública acontece neste fim de semana, dias 17 e 18, das 8h às 18h, no auditório do Centro de Convivência da UFSC. O evento é organizado pelos movimentos Consulta Popular e Jubileu Brasil e tem o objetivo de promover uma discussão sobre a dívida brasileira e os seus efeitos no cotidiano da população. No encontro, além de debater medidas para controlar o orçamento público, será traçado um panorama histórico da dívida, do seu surgimento às repercussões que apresenta nos dias de hoje. Serão ainda discutidas questões como a privatização de empresas de energia, que está ligada à temática da dívida.

O Consulta Popular é um movimento que expressa a necessidade de resgatar um Projeto Popular para o Brasil e difundir a proposição de que a esquerda precisa ser refundada. Já o Jubileu Brasil é uma rede de movimentos sociais, organizações populares, religiosas e políticas da América Latina, do Caribe, África, Ásia e Pacífico que trabalha no desenvolvimento de uma movimentação global pelo cancelamento e repúdio às dívidas externas e internas. O movimento exige a reparação e restituição do dano que elas provocaram aos países endividados e ao desenvolvimento humano, social, ambiental, político e econômico dessas nações.

A programação do seminário é voltada principalmente ao público universitário, mas será aberta a toda a comunidade. Além de debates, serão oferecidas palestras, oficinas e manifestações de cunho artístico e cultural, para discutir a questão da dívida e do orçamento público de maneira mais lúdica. Também será organizada uma ciranda infantil no Centro de Educação Infantil Flor-do-Campus, atrás do CFH, para crianças que eventualmente não possam acompanhar os pais. O seminário ainda vai oferecer um “panelão” no horário do almoço para integrar os participantes.

Programação

Dia 17 de maio (sábado)

– A dívida e sua transformação

Facilitadores:

Sandra Quintela – Economista

Álvaro Santin – MST/SC

9h – Seminário

– Impactos sobre as políticas sociais

13h30mi – Debate

16h – Palestra

– Como realizar uma auditoria

18 de maio (domingo)

O Orçamento Público e a realidade local

Facilitadores:

Valmor Schiochet – Prof. Dr. da Universidade Regional de Blumenau

Pedro – MAB/SC

Nauro Velho – Consulta Popular

9h Seminário

– Analisar o orçamento e a relação com as políticas sociais;

– Qual o impacto sobre a vida das pessoas;

– Como podemos controlar o orçamento e fazer a auditoria desde o local

13h30min – Oficina

Energia e o Poder Local

Mais informações sobre o seminário podem ser obtidas pelo telefone 9909-2349, com André.

Por Jéssica Lipinski / Bolsista da Agecom