Tecnologia para aliviar a seca

27/05/2008 23:38

Aproveitar a água da chuva em escolas e instalações para criação de aves e suínos no oeste catarinense é a meta do projeto de pesquisa cujo contrato foi assinado nessa terça (26/05). Ele terá coordenação técnica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e envolverá empresas como Weg, Sadia, Perdigão, Tigre e Bombas Schneider.

A Secretaria Regional de Concórdia também é parceira no estudo e ajudará a distribuir o manual técnico a ser impresso com os resultados alcançados. “O convênio vai beneficiar a região que está mais carente de chuvas no estado”, explica Onofre Santo Agostini, titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS). “O convênio poderá servir de exemplo para todo o Brasil.”

O objetivo geral do projeto é desenvolver tecnologias apropriadas para implantar sistemas que usem água de chuva em unidades de avicultura e suinocultura do oeste, bem como em escolas da rede pública estadual. Ele deve propor procedimentos de operação que permitam o uso das chuvas como fonte alternativa aos recursos hídricos locais, segundo Adriana Dias, doutora em gestão ambiental da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc).

A Fapesc repassará à proponente do estudo (a Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos) 250 mil reais oriundos da Ação Gestão de Bacias Hidrográficas da SDS. O projeto também vai avaliar a qualidade da água obtida nos vários sistemas de aproveitamento de água da chuva a serem construídos e fazer uma análise comparativa de custos entre as opções de construção utilizadas nos reservatórios e demais componentes daqueles sistemas.

Por Heloísa Dallanhol/ Assessoria de Imprensa da Fapesc