Reitor visita área do campus de Curitibanos

29/05/2008 15:03

O reitor Alvaro Prata e o secretário de Relações Institucionais e Internacionais da UFSC, Ênio Luiz Pedrotti, visitaram nesta quinta-feira (29/05) a área que vai abrigar o futuro campus de Curitibanos, no Meio-oeste do Estado, para conhecer de perto o local onde será instalada a nova unidade e dar o aval da atual administração da universidade ao projeto, criado em 2007.

Estiveram presentes também o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Onofre Santo Agostini, e o prefeito do município, Vanderlei Agostini, além de lideranças locais. “Fomos muito bem recebidos pela comunidade, que aguarda as definições dos cursos e o início do funcionamento do campus, em 2009”, afirmou o reitor.

Na ocasião, foi analisada a licença ambiental do projeto e assinada a escritura de um terreno de 3,8 mil metros quadrados que permite a ampliação de 144 metros para 244 metros lineares a frente da área onde serão instaladas as obras físicas do campus. A área total reservada à universidade é de 10 alqueires.

No encontro desta quinta-feira também houve a apresentação de pedidos da comunidade em relação aos cursos a serem oferecidos no novo campus. O secretário Ênio Pedrotti antecipou que, em vista das características econômicas da região, deverá ser criado um bacharelado em Ciências Agrárias, com 165 vagas, já a partir de agosto de 2009. “Vamos trabalhar com os diretores de cursos, em Florianópolis, para definir e elaborar uma proposta concreta quanto a este tema”, disse o reitor Alvaro Prata. “Também trataremos das propostas pedagógicas para depois realizarmos uma nova reunião com a comunidade”.

Por outro lado, existe a disposição do governo do Estado e da prefeitura de Curitibanos de construir uma via dupla asfaltada até o campus, que fica cerca de quatro quilômetros fora do centro da cidade. “De nossa parte, temos os recursos assegurados por emendas parlamentares e pelo orçamento do Ministério da Educação para dar início às obras físicas já no início do segundo semestre de 2008”, afirmou o reitor.

Por Paulo Clóvis Schmitz / Jornalista da Agecom