Prorrogado convênio entre UFSC e Secretaria Nacional de Defesa Civil

05/05/2008 18:41

Foto: Paulo Noronha

Foto: Paulo Noronha

O vice-reitor da UFSC, Ariovaldo Bolzan, e o secretário Nacional de Defesa Civil, coronel Roberto Costa Guimarães, assinaram na tarde desta segunda-feira, 5 de maio, o termo aditivo de prorrogação de convênio entre a Secretaria Nacional de Defesa Civil, o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Os recursos deste convênio são provenientes de um destaque orçamentário e se destinam ao desenvolvimento de trabalhos voltados à prevenção de acidentes provocados por causas naturais (enchentes, deslizamentos, entre outros).

O coordenador do Ceped iniciou a reunião destacando as atividades desenvolvidas pelo Centro durante a 3ª Semana Nacional para Prevenção de Desastres, realizada entre setembro de 2007 e abril de 2008. Em seguida o vice-reitor, Ariovaldo Bolzan, expressou a satisfação da Universidade com a confiança demonstrada pelo setor de defesa civil em relação ao trabalho desenvolvido pela UFSC, e ressaltou a importância das comunidades estarem preparadas para acidentes naturais.

O coronel Roberto Costa Guimarães enfatizou o interesse do órgão em manter a parceria com a UFSC. Em nome do ministro da Integração Social, Geddel Quadros Vieira Lima, falou da determinação do Ministério em investir na prevenção com o objetivo de minimizar os efeitos dos desastres. O coronel lembrou ainda o surto de dengue que ocorre no país. Ocasião em que o pesquisador do Ceped, Valter Zanela Tani, também presente, fez uma intervenção e destacou a possibilidade de uso do sistema de Educação a Distância (EaD) da UFSC para treinamento e capacitação de agentes.

A prorrogação de prazo do convênio entre a UFSC e a Secretaria Nacional de Defesa Civil garantiu mais 90 dias, tempo que vai permitir ao Ceped a inserção em meio eletrônico e em outras mídias dos relatórios com os resultados obtidos na 3ª Semana Nacional para Prevenção de Desastres.

Mara Cloraci / Jornalista da Agecom