Projeto estimula criação de uma cultura de prevenção de desastres em Santa Catarina
Será lançado na segunda-feira, 19/5, o projeto ´Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar`. A iniciativa pioneira da Secretaria Executiva da Justiça e Cidadania do Estado de Santa Catarina (SJC), por meio do Departamento Estadual de Defesa Civil, será desenvolvida em parceria com o Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres da Universidade Federal de Santa Catarina (Ceped/UFSC). O objetivo é reduzir a vulnerabilidade social frente aos desastres. O lançamento será realizado durante as atividades comemorativas dos 35 anos da Defesa Civil em Santa Catarina, dia 19 de maio, às 17h30, na Assembléia Legislativa.
O objetivo é aumentar a percepção de risco de adolescentes e adultos frente aos desastres ocasionados por fenômenos naturais e pela ação humana. Para isso será desenvolvida uma abrangente campanha educativa para cultura de prevenção de desastres, em 2008 e 2009, alcançando todas as escolas públicas estaduais de Santa Catarina, comunidades em situação de vulnerabilidade social em Florianópolis e a sociedade em geral.
O projeto está orientado para referendar a participação de Santa Catarina e do Brasil na campanha mundial “A redução de desastres começa na escola”, lançada em 2006 pela Estratégia Internacional para Redução de Desastres (EIRD/ONU). A campanha é uma ação resultante da Conferência Mundial sobre Redução de Desastres, realizada no Japão em 2005, ocasião em que o Brasil e outros 167 países assinaram o compromisso de promover atividades que aumentem a resiliência das nações frente aos desastres. Países da América Latina como Guatemala, Peru e Panamá já desenvolvem práticas neste sentido.
A iniciativa para a realização do Projeto ´Percepção de risco, a descoberta de um olhar` foi firmada entre o Governo do Estado de Santa Catarina e a UFSC, durante o 4º Fórum Nacional de Defesa Civil, em outubro de 2007 em Jaraguá do Sul (SC).
Com o propósito de incluir o tema no ensino fundamental, e contribuir para a formação de cidadãos conscientes dos riscos existentes e da importância de ações simples para a redução das vulnerabilidades socioambientais, serão criados bens culturais com conteúdo específico sobre percepção de risco e prevenção de desastres, causados por fenômenos naturais, como inundações, deslizamentos de terras, estiagens e vendavais.
Serão produzidos 2 mil kits educativos, destinados a todas as escolas estaduais de ensino fundamental, compostos por: boletim informativo; livro didático para professores; gibi para alunos; dvd contendo um filme documentário, um filme curto e vinhetas de animação, e o making of da realização do projeto.
O material será distribuído gratuitamente a 1.324 escolas. Cada uma receberá o Kit educativo acompanhado de um lote de gibis, com um exemplar para cada aluno matriculado na 7ª série. Serão impressos 70 mil gibis. As 293 Coordenadorias Municipais de Defesa Civil (COMDEC) e as Gerências Estaduais de Educação (GEREIS), entre outras instituições, também serão contempladas com o material.
Concurso
Os alunos terão ainda a oportunidade de participar de um concurso de desenhos e frases, que tem o objetivo de estimular o engajamento dos adolescentes na campanha, valorizando seus pontos de vista. Os trabalhos selecionados no serão premiados e ilustrarão um calendário para divulgar as reflexões dos adolescentes sobre o tema.
O filme documentário, dedicado aos professores e ao público em geral, tratará de aspectos da realidade mundial, mudanças climáticas globais, principais fenômenos naturais, reflexões sobre percepção de risco e redução de desastres, dicas de prevenção e autopreservação, políticas públicas, o papel das comunidades, entrevistas com especialistas, e perspectivas para modos de vida mais sustentáveis, com destaque para Santa Catarina. Além de estar incluído no Kit educativo, o documentário será disponibilizado gratuitamente para exibição na rede pública de televisão e demais emissoras parceiras.
O projeto é focado na educação e na comunicação, tem caráter de utilidade pública e irá fomentar a criação de uma Rede Cooperativa de Comunicação, em parceria com veículos de mídia e redes sociais, que serão estimulados a contribuir com a difusão de informações sobre cultura de prevenção de desastres. O objetivo da Rede é ampliar o alcance do tema gestão de risco e prevenção. Deve também suscitar reflexões, diálogo comunitário e contribuir para disseminação de ações efetivas de prevenção de desastres e preservação de vidas, além de atuar como ponte entre o ambiente escolar e o meio social mais amplo.
O site do projeto, em execução, dará visibilidade às ações realizadas e será um espaço de informação, com textos, fotografias, notícias, publicações, agenda do projeto e eventos relacionados.
Como forma de estimular a organização da comunidade catarinense para o empenho em ações preventivas, será realizado um projeto piloto de capacitação, com oficinas teórico-práticas oferecidas a lideranças do Maciço do Morro da Cruz em Florianópolis, no segundo semestre de 2008. Ao encerramento do curso será efetuada uma ação comunitária de prevenção de desastres, em parceria com a Defesa Civil.
Todos os materiais estão em fase de pré-produção. A distribuição dos kits educativos acontecerá no início do ano letivo de 2009.
Mais informações:
Capitão Márcio Luiz Alves – diretor estadual da Defesa Civil.
Assessoria de imprensa da Defesa Civil
Soledad Urrutia – [48] 3271.0916 / 9981.2919.
Núcleo de Comunicação do Projeto Percepção de risco, a descoberta de um novo olhar
Sandra Alves [48] 9977.9033 / Ceped 3223.5467, R.24 * sandraalves@ceped.ufsc.br
Barbara Pettres [48] 9926.6429 / 3223.5467, R.22 * barbara.pettres@ceped.ufsc.br
Vera Longo [48] 9603.1387 / 3223.5467, R.24 * veralongo@ceped.ufsc.br