Novos diretores das pró-reitorias de pós-graduação e de pesquisa e extensão são nomeados

16/05/2008 20:09

Fotos: Cláudia Reis/Agecom

Fotos: Cláudia Reis/Agecom

Que a pesquisa seja extensiva e que a extensão ajude a avançar o conhecimento. Ao mesmo tempo, que em cada ação se aprenda a ensinar. Destacando esse desafio, o reitor Alvaro Toubes Prata acompanhou na tarde de sexta-feira, 16/5, a posse dos novos diretores da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão e da Pró-Reitoria de Pós-Graduação.

Segundo ele, o desafio indica porque reunir em um único setor as atividades de pesquisa e extensão. Prata disse que chegou a pensar em integrar também o ensino de graduação, mas que a universidade funciona bem e que as mudanças devem ser paulatinas. Mas destacou: “Não me agrada o tripé ensino/pesquisa/extensão, pois separa, dá idéia de que cada uma destas atividades caminha sozinha, existe por si só”.

Prata lembrou que a comunidade acadêmica trabalha constantemente na busca de novas alternativas para entender a realidade e avançar o conhecimento, o que caracteriza a pesquisa.”Ao mesmo tempo, queremos avançar para influenciar a sociedade, o que chamam de extensão”, continuou, destacando que em cada uma destas atividades é preciso, com humildade, aprender a ensinar, sem reforçar perfis de superioridade sobre outras pessoas ou formas de vida.

”Muitas vezes temos a pretensão de achar que sabemos mais e devemos tudo ensinar. Prefiro a idéia de troca de saberes, de valorizar o quanto o ensino pode nos fazer aprender e melhorar”, refletiu o reitor no momento em que oficialmente repassou os cargos a mais uma parte de sua equipe. Prata destacou também a importância de uma maior integração entre a graduação e a pós-graduação. Falou ainda da necessidade de mudança na postura de professores que se sentem valorizadores somente ao dizer que trabalham na pós-graduação.

Na nova estrutura, a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão foi organizada em Departamento de Projetos de Extensão (tendo à frente a professora Mônica dos Santos); Departamento de Projetos de Pesquisa (com a direção de Jorge Mário Campagnolo, na gestão anterior diretor do Departamento de Projetos) e Núcleo de Inovação Tecnológica (sob comando do professor Luiz Otávio Pimentel, antes diretor do Departamento de Propriedade Intelectual).

Na pró-reitora de pós-graduação, como diretor do Departamento de Acompanhamento de Programas foi empossado o professor José Antônio Bellini da Cunha Neto.

Por Arley Reis / Jornalista da Agecom