Novos cursos e pólos da Universidade Aberta–UFSC são aprovados
A Universidade Aberta do Brasil – UFSC, que visa expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores por meio da educação a distância, está sendo ampliado. Foram aprovados mais seis cursos no Edital 01-2006-2007 SEED, do Ministério da Educação (MEC), sendo três de pós-graduação e três de graduação: Especialização em Controle e Gestão Pública Municipal; Especialização em Formação de Professores para o Ensino de Matemática; Especialização em Gestão de Bibliotecas; Licenciatura em Letras- Inglês; Licenciatura em Ciências Biológicas; Licenciatura em Letras-Libras.
Foram também confirmados mais 15 pólos para o programa UAB-UFSC no Estado de Santa Catarina: Araranguá, Chapecó, Canoinhas, Pouso Redondo, Braço do Norte, que já eram pólos do programa de interiorização da UFSC, e dez novos pólos que estão em processo de avaliação pela coordenação da Universidade Aberta nos seguintes municípios: Blumenau, Itajaí, Itapema, Indaial, São Miguel do Oeste, Palmitos, Otacílio Costa, Florianópolis, São José e Concórdia.
No momento, os coordenadores dos cursos estão tratando da tramitação interna dos projetos. Já a direção do dEaD e a coordenação da UAB analisam a avaliação e a formalização dos novos pólos. Está também em processo um estudo para reedição dos cursos que estão em andamento.
Contatos no EAD podem ser feitos com a professora Araci Hack Catapan, diretora do Departamento de Ensino de Graduação a Distância (DEaD) e coordenadora da UAB/UFSC e da Comissão Própria de Avaliação (CPA), pelos telefones (48) 3721-8320 (CPA), 3721-8325 (DEaD)
Sobre o UAB
O Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) é um programa do Ministério da Educação, criado em 2005, no âmbito do Fórum das Estatais pela Educação e possui como prioridade a capacitação de professores da educação básica. Seu objetivo é de estimular a articulação e integração de um sistema nacional de educação superior. Esse sistema é formado por instituições públicas de ensino superior, as quais se comprometem a levar ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros.
Tendo como base o aprimoramento da educação a distância, o sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) visa expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior. Para isso, o sistema tem como base, fortes parcerias entre as esferas federais, estaduais e municipais do governo.
Apesar da prioridade do programa ser a capacitação de professores da educação básica com a oferta de cursos de licenciatura e de formação continuada o Sistema Universidade Aberta do Brasil também disponibiliza vários outros cursos superiores nas mais diversas áreas do saber.
Outras informações no endereço www.ead.ufsc.br.