Hospital Universitário promove 6ª Jornada Científica
O Hospital Universitário (HU) da Universidade Federal de Santa Catarina promove na próxima semana a 6ª Jornada Científica. O evento, organizado em comemoração ao aniversário de 28 anos do hospital, tem como público-alvo servidores, funcionários e estudantes que atuam no HU. A jornada acontece nos dias 27 e 28 de maio, no auditório do hospital, que tem capacidade para 120 pessoas.
O tema central abordado nesta edição será ´Acreditação – Um instrumento para a qualidade`. A escolha está relacionada à importância que a acreditação está ganhando no cenário nacional como ferramenta de melhoria contínua em hospitais e outros estabelecimentos de saúde.
A acreditação é um sistema de avaliação e certificação da qualidade dos serviços de saúde. A metodologia proposta estabelece padrões para serem cumpridos, e através desses são fornecidos títulos (níveis) para o hospital. O HU pretende atingir o nível 1 em acreditação, e aposta na 6ª jornada como forma de sensibilizar os funcionários para que o hospital atinja a meta.
A entrada é gratuita e os interessados devem efetuar as inscrições pelos telefones (48) 3721-9132 e 3721-9119.
Programação
27 de maio – manhã
9h – Solenidade de abertura
9h15min – Acreditação – um instrumento para a qualidade
Palestrante: (Clarice Petramale – Anvisa)
10h45 – Coffee-break
11h – Videoconferência “O Processo de PE no HU”
Palestrante: Carlos A. Justo da Silva
27 de maio – tarde
14h – Doação e transplante de órgãos e tecidos: desafios para o HU
Palestrante: Joel Andrade
15h30 – Coffee-break
15h50 – Farmacovigilância: o uso de antimicrobianos no HU
Palestrante: Zuleide Besen
28 de maio – manhã
8h30 – Acreditação: apresentação dos resultados iniciais do Diagnóstico Situacional do HU
9h30 – PLANO 2012 – evolução do processo e apresentação da situação atual
10h30 – Coffee-break
10h45 – PLANO 2012 – Revisão e Atualização
Palestrante: Maurício Pereira
28 de maio – tarde
14h – Mesa-redonda: Gestão hospitalar – diferentes olhares a partir da apresentação de monografias do Curso de Especialização em Gestão Hospitalar
16h – Coffee-break
16h20 – Discussão das monografias
17h – Encerramento
Por Gabriela Bazzo/ Bolsista de Jornalismo na Agecom