Grife oferece produtos com a marca da UFSC
O reitor Lucio José Botelho lançou nesta sexta-feira (09/05) a Grife UFSC, fruto de parceria da Universidade com a Cooperativa Social de Pais, Amigos e Portadores de Deficiência (Coepad). Informal, o ato foi realizado em frente à Loja da Coepad, no Centro de Cultura e Eventos, com a presença de pró-reitores, do presidente da cooperativa, Aldo Brito, e dos funcionários do Sistema de Identidade Visual da UFSC, vinculado à Agência de Comunicação (Agecom), responsável pela criação da grife.
A partir de agora, são oferecidos na loja da Coepad produtos de vestuário (camisetas, moletons, bonés), brindes (canecas, bolsas, chaveiros, canetas) e outros itens, como álbuns, canudos, cadernos e risque-rabisques com a marca da UFSC. Entidade sem fins lucrativos que trabalha na capacitação e na colocação profissional de portadores de doença mental leve em Florianópolis, a Coepad mantém 30 postos de trabalho na cidade, e tem a meta de ampliar esse número para 50 ainda este ano.
O presidente da Coepad, Aldo Brito, ex-professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas da UFSC, trouxe para o evento cinco portadores de necessidades especiais que trabalham na produção de itens (cadernos, agendas, blocos) feitos a partir de papel reciclado. Ele agradeceu a receptividade da Universidade à proposta de instalar a loja, que ajuda a manter a entidade, e informou que “somos a primeira cooperativa do Brasil nesta linha”. De sua parte, o reitor Lucio Botelho destacou o trabalho do Sistema de Identidade Visual, que vem aprimorando o padrão das peças que expõem a marca da UFSC na comunidade.
A Grife UFSC nasceu em 2006, com a produção de camisetas para os cursos da Universidade, e é retomada agora por meio da oferta de itens diversos, sempre com alto padrão e seguindo as tendências da moda, ajudando a colocar o nome e o lema da UFSC em evidência.
Uma marca específica foi criada para a grife, utilizando elementos do brasão da Universidade e o lema Ars et Scientia. Idealizada pelo estagiário Juan Dornelles Pinto, do curso de Design da UFSC, ela concentra seu apelo no público jovem, que é maioria dentro da Universidade.
De acordo com o coordenador do Sistema de Identidade Visual, Vicenzo Berti, além de ajudar uma entidade beneficente, a grife tornará mais visível a marca UFSC, por meio de uma simbologia agradável e de apelo comercial, “sem vulgarizar o brasão, que é a marca oficial”. Ele também disse que já começou a receber pedidos dos produtos da grife, que em breve também poderão ser adquiridos através do website www.grife.ufsc.br
Por Paulo Clóvis Schmitz/ Jornalista na Agecom