Fapesc recebe empresário francês Alain Tissier
O secretário-executivo da Renault para o Mercosul, Alain Tissier, revelou um motivo adicional para sua vinda a Florianópolis hoje (08/05): é na capital catarinense que sua empresa detém maior porcentagem do mercado de carros de passeio e pequenos utilitários no Brasil. Enquanto a Renault é responsável por 5% das vendas daqueles veículos no país, o percentual chega a 14% no estado.
“Santa Catarina também é associada à joie de vivre (alegria de viver)”, disse Tissier, que mora no Paraná desde 1993. “Agora estamos abrindo um Centro de Tecnologia em Curitiba.” Ele se interessou em saber que a Universidade Federal de Santa Catarina já forma pessoal qualificado para a Fiat. Só em 2007 foram promovidos 6 cursos – alguns deles à distância – sobre Engenharia Automotiva e Tecnologia da Informação e Comunicação, entre outros assuntos. Sete novos cursos estão previstos para 2008.
Tissier conheceu alguns dos quase 150 projetos em andamento na Fapesc (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina). O presidente em exercício da instituição, Prof. César Zucco, deu exemplos de parcerias público-privadas e destacou resultados de pesquisas financiadas pela Fapesc: “Já estamos exportando vinhos até para a Europa”.
Zucco destacou a política de descentralização do governo estadual, levada a cabo também pela Fapesc. “Vamos colocar coordenadorias de pesquisa em todas as regiões”, anunciou, numa referência ao empenho em aproveitar vocações econômicas locais para gerar um crescimento equilibrado em todo território catarinense. “E até 2010 devemos ter quase 50 parques tecnológicos ou incubadoras bem distribuídos pelo estado”.
A visita de Tissier no Parqtec Alfa terminou na Automatisa, empresa que produz máquinas para corte a laser e marcação, inclusive em materiais como vidro. “Até a Ford tem máquinas minhas”, disse o diretor Marcos Lichtblau.
Por Heloísa Dellanhol/Assessoria de imprensa da Fapesc