Encontro de Trocas Solidárias nesta quarta-feira
Roupas, artesanato, livros, discos, vídeos, sementes, mudas, alimentos, utensílios domésticos, instrumentos musicais. Estes são apenas alguns exemplos de produtos que podem ser expostos no Encontro de Trocas Solidárias, que ocorre nesta quarta-feira (14/05), das 12h às 13h30, na feira EcoSolidária na UFSC, em frente à Reitoria. As mercadorias podem ser novas ou usadas – desde que em bom estado – e é necessário que cada expositor leve uma mesa e uma toalha.
O Encontro de Trocas Solidárias é uma maneira de estimular a cooperação e a solidariedade através da troca de bens e serviços, sem o uso de uma moeda tradicional – ou com o uso da moeda social. É uma maneira de resgatar a forma de intercâmbio mais comum e antiga do mundo, o escambo, além de ser uma prática de consumo sustentável. Podem ser trocados bens acumulados, bens produzidos, serviços e saberes.
Por bens acumulados entende-se os itens em bom estado de conservação e limpos que estão sem utilidade para o dono, mas que podem servir para outras pessoas. Ao levar o produto para as trocas, o participante contribui para a redução da produção, o que ajuda nos cuidados para com o planeta. São exemplos de bens acumulados: roupas, utensílios domésticos, calçados, livros, CDs, DVDs, vinis, revistas, artesanato, móveis, bijuterias, sapatos, ferramentas, entre outros.
Entre os bens produzidos podem ser citados mudas, sucos, bolos, geléias, granola, queijos, grãos, biscoitos, tortas, pães, verduras e hortaliças, perfumes, roupas, panos decorativos, luminárias, papel reciclado e instrumentos.
Saberes e serviços incluem massagens, fotografias, reparos diversos, serviços de eletricista, costuras, jardinagem, hospedagem, trabalhos de carpintaria, aulas de música, percussão, yoga, dança, consultorias, assessorias, reiki, serviços odontológicos e outros.
Estes encontros são promovidos pelo Projeto Ágora – Feira EcoSolidária na UFSC e Compras Coletivas, pelo grupo de estudos e práticas de Prout, pelo Núcleo de Estudos e Práticas em Sócioeconomia Solidária da UFSC (Nesol) e pelo Projeto Brasil Local – Desenvolvimento e Economia Solidária (Senaes/MTE e Fubra/UNB).
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail krisna_mahesh@yahoo.com.br.
Por Jéssica Lipinski / Bolsista de Jornalismo na Agecom