UFSC sedia II Encontro Regional de Estudantes de Geografia

18/04/2008 10:37

Reorganizar o Movimento Estudantil na região sul e discutir o posicionamento dos profissionais da ciência geográfica na sociedade. Estes são os objetivos do II Encontro Regional de Estudantes de Geografia do Sul (Eregeo-Sul) que irá ocorrer entre os dias 18 e 21 de abril, no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH).

Aproximadamente 450 estudantes irão se reunir para discutir o tema “A Geografia serve, em primeiro lugar, para… quê (quem)?”. Já estão inscritos alunos de várias universidades brasileiras, entre elas: UFSC, UDESC, UFRGS, UFPR, UEL, PUC-RS, UFSM, UFF, UERJ.

Segundo um dos organizadores do evento, o aluno Felipe Queiroz, o número de participantes superou consideravelmente a expectativa inicial de 250 inscritos. Para receber os estudantes, a organização disponibilizou vagas no alojamento do DCE, e está organizando um acampamento dentro do campus universitário. “Estávamos bastante preocupados com a questão de infra-estrutura, mas a colaboração da UFSC foi indispensável”, ressalta Felipe. A Pró-reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) vai colaborar com a alimentação, e a direção do CFH, além de disponibilizar as salas para palestras, está auxiliando na organização do evento.

A programação do encontro engloba palestras, oficinas, mesas de discussão e minicursos. Os palestrantes vão desde professores da UFSC, até o líder regional do MST (Movimento Sem Terra), Altair Lavratti. O destaque é a presença de Ruy Moreira, professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e um dos maiores geógrafos brasileiros, dia 20 às 20h, com o tema ” Geografia para quem? ”

O I Eregeo-Sul surgiu há 10 anos, da necessidade dos estudantes se reunirem para divulgar e discutir as pesquisas e trabalhos realizados dentro dos cursos de geografia.

Em 2006, durante o XVI ENEG (Encontro Nacional de Estudantes de Geografia), os estudantes do sul perceberam que o encontro regional precisava ser retomado, já que a região era uma das únicas que não possuíam um específico. “Esperamos criar uma união e uma identidade dos estudantes do sul. Além disso, temos que discutir o valor do profissional e da geografia como ciência”, afirma Felipe.

O prazo de inscrição já foi encerrado, mas as palestras e as mesas de discussão serão abertas a todo público.

A programação acontece durante todo o dia – das 8h às 22h -para consultá-la, acesse www.caligeo.ufsc.br/eregeo.

Mais informações pelo e-mail do Centro Acadêmico Livre de Geografia da UFSC: coregeo_sul@yahoogrupos.com.br.

Por Cecília Cussioli/ bolsista de jornalismo na Agecom