UFSC mantém cooperação com Defesa Civil Nacional

29/04/2008 11:54

Parceria leva à produção de materiais educativos

Parceria leva à produção de materiais educativos

O Secretário Nacional de Defesa Civil, Coronel Roberto Costa Guimarães, estará em Florianópolis na próxima segunda-feira, dia 5 de maio, quando participa de reunião de trabalho para assinatura de termo aditivo de convênio com o Centro de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). A solenidade será realizada no Gabinete do Reitor, às 14h30, e será presidida pelo reitor em exercício, Ariovaldo Bolzan.

Os recursos deste convênio permitiram, por exemplo, que em parceria com a Secretaria Nacional de Defesa Civil o Ceped organizasse a III Semana Nacional para Prevenção de Desastres, voltada à formação continuada e ao preparo para situações de desastres naturais ou provocados pelo homem. A ação foi realizada através de encontros regionais e elaboração de material pedagógico.

A socialização de conhecimentos sobre como reagir em situações de inundações, deslizamentos, tempestades, estiagem, secas, pragas, incêndios florestais, chuva de granizo, ciclones e até terremotos, está se mostrando uma necessidade cada vez mais atual. São fenômenos naturais que sempre existiram, mas estão se agravando devido à ação humana sobre o meio ambiente. A proposta em execução através do Ceped/UFSC é repassar informações para alunos do ensino fundamental e médio sobre os riscos em cada uma das situações e dar a orientação sobre os procedimentos corretos.

A III Semana Nacional para Prevenção de Desastres aconteceu entre setembro de 2007 e abril de 2008 e atendeu 10 mil crianças de 322 escolas públicas do Norte e Nordeste do Brasil. Estas crianças receberam um kit contendo uma cartilha com informações sobre fenômenos naturais, noção sobre o que é desastre, ameaça, vulnerabilidade e risco, além de instruções sobre prevenção de desastres com uma lista de ações para cada caso. O kit era composto ainda por outros materiais destinados a estimular o aprendizado de uma forma lúdica, como por exemplo, um mapa situando a escola e pedindo a criança para situar e desenhar no mapa os locais onde deve procurar abrigo em caso de um sinistro.

Os recursos para execução do projeto foram viabilizados através de um destaque orçamentário da União por meio de um convênio que encerrou em abril, mas como sobraram resíduos orçamentários o CEPED requereu a prorrogação de prazo por 90 dias. A medida vai possibilitar a inserção em meio eletrônico e em outras mídias, dos relatórios com os resultados obtidos. A realização da III Semana Nacional para Prevenção de Acidentes foi instituída por Decreto Presidencial e é realizada anualmente na 2ª semana de outubro.

Por Mara Cloraci / Jornalista da Agecom

Outras informações podem ser obtidas com o Coordenador do CEPED, professor Antônio Edésio Jungles, ou com o Coordenador do Projeto, Professor Irapuan Paulino Leite, através do telefone 32235467 .