UFSC leva curso de filosofia a três cidades no interior do Brasil
A UFSC inaugura três novos pólos de educação a distância a partir deste semestre. O Curso a Distancia de Licenciatura em Filosofia conta com 200 alunos distribuídos em: Videira (SC), Pato Branco (PR) e Ibaiti (PR). O curso faz parte do programa Universidade Aberta o Brasil (UAB) /UFSC – do Ministério da Educação, criado em 2006, que prevê oferecer ensino e capacitação profissional a pelo menos 597 pólos de ensino a distância no país. Cada pólo conta com secretaria acadêmica, salas para aulas presenciais, laboratórios de informática, salas de vídeo conferência, bibliotecas, técnicos em informática, bibliotecários e um tutor presencial por curso.
Todo mês, o professor de cada disciplina visita os três pólos para ministrar aulas presenciais aos alunos, onde discussões e questionamentos serão realizados. O restante do conteúdo é passado através de vídeo-aulas, fórum para discussão na internet, leitura de textos e pela presença de tutores que auxiliam a organização dos alunos para realizarem debates e outras atividades solicitadas pelo professor. Apesar de apenas 30% do ensino ser presencial, o coordenador e professor Marco Antônio Franciotti garante que isso não prejudica o aluno. “Ao contrário do que muitos acreditam do ponto de vista do aprendizado, o mais importante na filosofia é a leitura dos textos. O papel do professor é apenas orientar”, explica.
Tecnologia e Ensino
Desde que iniciou as aulas de educação a distância, no dia 17 de março, Marco Antônio tinha uma preocupação: lecionar uma ciência que pressupõe discussão e reflexão, com o auxílio de tecnologias digitais para compensar a distância física. Com apenas duas semanas de aula não é possível fazer uma avaliação concreta dos resultados, porém o coordenador garante que a distância não atrapalhará em nada.
Paralelamente a este projeto, Marco Antônio, que possui seis anos de experiência com ensino a distância, desenvolveu um portal de filosofia na internet (www.ufsc.br/~portalfil) que pretendia atingir justamente quem não possuía acesso fácil aos conhecimentos desta ciência. Com o apoio do PROEXT (Projeto do Programa de Apoio à Extensão da UFSC), o objetivo é disponibilizar na rede conceitos e textos filosóficos com linguagem acessível ao público leigo, além de complementar o ensino dos alunos da universidade. “Pedagogicamente como professor temos que disponibilizar o máximo de conteúdo e de recursos nos mais variados meios de comunicação”, lembra o professor.
Educação a distância na UFSC
Antes mesmo do projeto nacional da UAB, a UFSC já desenvolvia projetos de educação a distância. Ao todo são oferecidos 12 cursos: bacharelado em administração, ciências contábeis e ciências econômicas; licenciatura em ciências biológicas, filosofia, física, língua portuguesa, língua espanhola, letras libras e matemática; e pós-graduação em controle da gestão pública e formação de professores de tradução literária. Ao todo a UFSC oferece aproximadamente 10 mil vagas em 66 pólos em todo o país, desde Roraima ao Rio Grande do Sul.
Por Cecília Cussioli/ bolsista de jornalismo na Agecom