Simpósio temático Prostituição, Gênero e Cidade recebe propostas de trabalho até 5 de maio
Estão abertas, até o dia 5 de maio, as inscrições para o envio de propostas de trabalho a serem apresentados no Fazendo Gênero 8: “Corpo, Violência e Poder”, que será realizado de 25 e 28 de agosto de 2008, em Florianópolis.
As coordenadoras do Simpósio Temático: “Prostituição, Gênero e Cidade”: Silvana de Souza Nascimento, professora da Universidade Federal da Paraíba e Juliana Cavilha, doutoranda em Antropologia Social na Universidade Federal de Santa Catarina convidam a tod@s interessad@s que encaminhem propostas de trabalho.
As informações relativas às inscrições, envio e seleção das propostas de trabalhos estão disponíveis no site do evento
www.fazendogenero8.ufsc.br
Este simpósio temático tem como propósito trazer à tona uma discussão sobre a polêmica atividade da prostituição, tema ainda caro às discussões do movimento feminista e dos estudos de gênero.
Assim, a partir de uma perspectiva multidisciplinar, propõe-se a promoção de um debate sobre prostituição examinada a partir de vários eixos: arranjos familiares, parentesco, divisão sexual do trabalho, sexualidade, poder, a relação corpo e trabalho, turismo sexual. Além disso, o objetivo é estabelecer conexões com contextos urbanos contemporâneos e, assim, revisitar a prostituição e sua relação com “a cidade”, de modo a compreender os diferentes caminhos pelos quais é construída, inclusive, as diferentes legislações e posições políticas em outros países.
Nestes contornos, a proposta é de animar um debate sobre as formas de prostituição da cidade e não simplesmente na cidade. Visto ser um campo de pesquisa em construção, é preciso dimensionar o debate entre feminismo e prostituição e possibilitar o mapeamento e a construção de uma rede de pesquisadores(as) que dê visibilidade acadêmica e política a esta questão.
Contatos:
Silvana de Souza Nascimento: simples.humano@gmail.com
Juliana Cavilha: jcavilha@yahoo.com.br
Fonte: Juliana Cavilha