Seminário do programa ´Conexões de Saberes` discute acesso ao ensino superior e permanência na universidade

Ações são desenvolvidas na Serrinha
A abertura do evento acontece nesta quarta, dia 23, às 19h, no auditório do Centro de Desportos. No dia 24, quinta-feira, às 9h, no auditório do Centro Sócio-Econômico, acontece mesa-redonda com o tema “Permanência no Ensino Superior”. Já às 14h30, no mesmo local, nova mesa com o tema: “Acesso ao Ensino Superior”.
O Conexões de Saberes: diálogos entre a universidade e as comunidades populares é um programa desenvolvido pelo Ministério da Educação, através da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade. A iniciativa é realizada em conjunto com as Instituições Federais de Ensino Superior (FES), em parceria com a Organização da Sociedade Civil de Interesse Público denominada Observatório de Favelas do Rio de Janeiro.
O programa busca acolher estudantes de localidades carentes nas universidades, destinando bolsas de extensão para que protagonizem ações de ensino/pesquisa/extensão junto às comunidades de origem. Dessa forma, colabora também para que estes acadêmicos estejam inseridos em atividades acadêmicas voltadas para a avaliação e proposição de políticas de acesso e permanência plena nas universidades federais.

Foto: Projeto Conexões de Saberes
As ações de extensão vêm sendo realizadas na comunidade da Serrinha, localizada no entorno da UFSC, onde ocorreu um crescimento desordenado nas últimas três décadas, gerando um processo de favelização, com conseqüências sócio-ambientais desastrosas. A comunidade possui, na sua maior parte, iluminação pública deficiente, ruas sem calçamento, falta de saneamento básico, inclusive com esgoto correndo a céu aberto e casas sem a menor infra-estrutura de segurança.
Na região da comunidade onde há maior precariedade (localizada em altitudes que vão de 60 a 150 metros) os moradores são provenientes, na maioria dos casos, do oeste catarinense e não contam com áreas de lazer, postos policiais ou escolas que supram a demanda por ensino.
Um dos resultados é o fortalecimento da Associação de Moradores da comunidade, parceira do programa. Na localidade vêm sendo desenvolvidos projetos nas áreas da saúde, educação, meio ambiente e trabalho. Além disso, estão instituídas parcerias com o Cursinho Pré-vestibular Popular da UFSC e com o Programa Escola Aberta, do MEC, para atendimento de jovens da comunidade.
Saiba Mais:
Projetos da UFSC em desenvolvimento no Programa Conexão de Saberes
– Introdução de plantas frutíferas e ornamentais com potencial para reflorestar áreas degradadas.
– Desenvolvimento de ações sócio-ambientais que viabilizem o resgate da cidadania e o respeito ao meio ambiente.
– Implementação e revitalização da trilha de acesso à comunidade.
– Criação de biblioteca/brinquedoteca comunitária e realização de atividades pedagógicas e culturais.
– Realização de atividades esportivas.
– Resgate histórico da comunidade.
– Saúde bucal na comunidade.
– Avaliação e orientação nutricional na comunidade.
– Construção de um espaço de reflexão sobre os sentidos do trabalho.
– Apoio a Cooperativa da comunidade.
– Promoção da saúde das mulheres gestantes e puérperas.
– Produção de vídeo relativo ao projeto.
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (48) 3721-9279 ou no site www.conexoes.ufsc.br