Professor da Universidade Técnica Nacional de Atenas palestra na UFSC
A UFSC e o Institute of Electrical and Electronic Engineers (IEEE), representado pela seção do Sul do Brasil, promovem uma palestra com o professor Costas Vournas, da Universidade Técnica Nacional de Atenas, Grécia. No dia 24 de abril Vournas apresentará uma conferência sobre “Estabilidade de tensão como um fenômeno dinâmico”, no Auditório Luiz Antunes Teixeira (Teixeirão), das 14h às 17h.
A palestra apresentará uma introdução aos principais conceitos de Estabilidade de Tensão e abordará mais especificamente a modelagem do fenômeno no tempo e os fatores (transmissão, geração, cargas) que afetam a estabilidade de tensão em cada escala de tempo. Será apresentada uma visão geral da análise de contingências e a determinação de limites de carregamento pré e pós-contingência, bem como o cálculo da Capacidade Disponível de Transferência (Available Transfer Capability). Será dada ênfase ao método de simulação de quase-regime permanente (QSS) para análise de estabilidade de tensão de longo prazo. Vournas fará uma breve descrição do “blackout” de Atenas de 2004 e das contra-medidas implementadas para evitar colapsos de tensão no sistema Helênico.
Atualmente Vournas é professor do Laboratório de Sistemas de Energia Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação da NTUA. Publicou mais de 100 artigos em periódicos e conferências internacionais e é co-autor do livro “Voltage Stability of Electric Power Systems” (Kluwer Academic Publishers). Seus interesses em pesquisa são na área de dinâmica de sistemas de potência, estabilidade e controle, incluindo análise de estabilidade de tensão, integração de geradores eólicos a sistemas de potência, bem como o efeito da re-estruturação dos mercados de energia sobre a operação e controle de sistemas de potência. É membro do CIGRÉ e da ‘Technical Chamber of Greece’ e é Fellow do IEEE.
Sobre o IEEE
Criado em 1884, nos Estados Unidos, o Institute of Electrical and Electronic Engineers é uma sociedade técnico-profissional internacional, dedicada ao avanço da teoria e prática da engenharia nos campos da eletricidade, eletrônica e computação. O IEEE congrega mais de 312.000 associados, entre engenheiros, cientistas, pesquisadores e outros profissionais, em cerca de 150 países. É dirigido por um Board of Directors, e por um Executive Commitee. Compõe-se de 10 Regiões, 36 Sociedades Técnicas, 4 Conselhos Técnicos, e por aproximadamente 1200 Society Chapters e 300 Seções.
Mais informações: www.ieee.org.br
Por Cora Ribeiro / Núcleo de Comunicação do CTC