Professor da UFSC é presidente em exercício da Fapesc
Até 22 de maio a presidência da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina está sob responsabilidade do Prof. César Zucco, Diretor de Pesquisa Científica e Tecnológica da Fapesc há quase um ano. Ele substitui o Prof. Diomário Queiroz, que entrou em férias dia 22 de abril.
O Prof. Zucco é membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira de Química desde 2005. Anteriormente, coordenou o Comitê Assessor de Química do CNPq por 3 anos e integrou o Comitê de Avaliação dos cursos de pós-graduação em Química da CAPES, entre 2002 e 2004.
Foi Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Catarina. Na UFSC, em 1995 havia chegado ao posto de Professor Titular do Departamento de Química, em regime de Dedicação Exclusiva, após 18 anos de docência na instituição. Nela também fez mestrado em Ciências (1979), antes de partir para a Escócia e na Universidade de Glasgow conquistar o título de Doutor em Química Orgânica (1982). Ainda na década de 80 concluiu Pós-Doutorado em Físico-Química Orgânica na Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos. Seja no exterior ou no Brasil, Zucco participou de mais de 150 congressos, publicou mais de 60 papers em Revistas Indexadas, orientou dezenas de alunos em fase de graduação, bem como mestres e doutores.
Sua carreira docente teve início em 1971 no Ensino Médio, com aulas de Química e Física no Colégio São Luiz, em Brusque, cidade natal do Prof. Zucco. Três anos depois ele licenciou-se em Química na Universidade Regional de Blumenau (Furb). Morando em Florianópolis desde 1979, o presidente em exercício da Fapesc integrou 12 Comissões de Credenciamento e Avaliação do Ministério da Educação para transformação de instituições de nível superior em Centros Universitários. Duas outras tiveram sua participação: a Comissão do Exame Nacional do Curso de Química e a de Assessoramento da Presidência do CNPq para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica.
Por Heloísa Dellanhol/ Assessoria de imprensa da Fapesc