Instituto de Estudos Latino-Americanos da UFSC promove a quarta edição das Jornadas Bolivarianas
As Jornadas reúnem todos os anos, em Florianópolis, pensadores brasileiros e de vários países das Américas. Em 2008, o tema geral dos debates, que acontecem de 22 a 25 de abril, no Auditório da Reitoria, é “Nações e Nacionalismos na América Latina”.
A questão nacional é um tema que abre acaloradas discussões por todo o continente. Do México à Bolívia, passando pelo Equador, Guatemala, Peru, Nicarágua e Venezuela, entre tantos outros países, os povos indígenas reclamam o caráter pluri-nacional do estado latino-americano. Além disso, o nacionalismo da região frente às estratégias dos países centrais retomou sua antiga vitalidade, ainda que com novos conteúdos políticos, econômicos e sociais. Entendendo isso, o Instituto de Estudos Latino-Americanos (IELA) avalia que analisar o nacionalismo atual é uma tarefa intelectual de grande relevância para compreender a capacidade deste movimento de idéias garantir um futuro para os países da América Latina.
Estão confirmadas as presenças de James Cockcroft (EUA), John Saxe-Fernández (México), Ricardo Sánchez Ángel (Colômbia), André Soliz Rada (Bolívia), Plínio de Arruda Sampaio Jr (Brasil), Alcira Argumedo (Argentina), Manuel Salgado (Equador), Fidel Nieto (El Salvador), Didier Dominique (Haiti), Luis Javier Garrido (México) e Judith Valencia (Venezuela).
A programação está disponível na página do evento: www.jornadasbolivarianas.blogspot.com
Informações: www.ola.cse.ufsc.br
Fonte: Elaine Tavares/ jornalista e investigadora no IELA