HU reinaugura Clínica Cirúrgica

24/04/2008 10:29

fotos: José Antônio de Souza

fotos: José Antônio de Souza

O último ato administrativo do professor Carlos Alberto Justo da Silva, o Paraná a frente do Hospital Universitário (HU) foi marcado pela reinauguração da Clínica Cirúrgica I, na quinta-feira, dia 19. A obra que consumiu mais de 500 mil reais deu um novo aspecto e uma nova dinâmica à Unidade. O setor recebeu o nome do médico cirurgião Ernesto Damerau, homenageando um dos mais importantes cirurgiões de Santa Catarina e ex-professor do Departamento de Clínica Cirúrgica, aposentado compulsoriamente. Paraná assume, em maio, o cargo de vice-reitor da UFSC.

A unidade de tratamento, segundo o diretor administrativo do HU, Nélio Francisco Schmitt, tem área de 546 metros quadrados e foi praticamente reconstruída, recebendo, também, novos móveis, além de sistema de climatização do tipo split em todos os ambientes. A concepção e a realização do projeto contaram com a participação de uma equipe multidisciplinar de profissionais de saúde, assim como todos os funcionários que atuam na clínica cirúrgica.

Segundo informação da professora Fancine L. Gelbcke, diretora de Enfermagem, a reforma foi discutida também pelo Setor de Vigilância Sanitária do HU, e a Comissão Permanente de Materiais de Assistência de Enfermagem. O grupo identificou vários problemas técnicos, que foram corrigidos ao longo da execução da obra. A nova Unidade tem capacidade para 30 internos.

Os pacientes que passam por cirurgia de redução de estômago precisam de um tratamento específico. Por isso, dispõem de dois quartos especialmente preparados capazes de atender às suas necessidades. A nova unidade conta com sala de convivência dos pacientes, sala de curativos especiais, em função do tipo de procedimentos que são realizados; armários adequados às condições dos pacientes, posto de enfermagem, sala de expurgo, sala de medicação.

Todos os ambientes contam com aparelho de televisão. O equipamento é resultado de campanha realizada pela Associação Amigos do HU, que conseguiu a doação. O projeto civil é de responsabilidade do arquiteto Antônio Carlos Silva, do Etusc.

Por José Antônio de Souza

Jornalista da Agecom