Coordenadores dos novos pólos do Curso de Letras/Libras se reúnem na UFSC

02/04/2008 15:33

Os coordenadores dos novos pólos do Curso de Letras/Libras estão em visita à UFSC. Eles se reuniram na manhã desta quarta-feira, 2/4, das 8h às 12h, no prédio B do Centro de Comunicação e Expressão (CCE) para conhecer o funcionamento do curso. No período da tarde visitam as coordenações que possuem equipes envolvidas no desenvolvimento da capacitação: coordenação pedagógica (Lantec/CED), de produção de DVD, de tradução e vídeo, de hipermídia e de videoconferência. Para finalizar o encontro, os coordenadores serão recebidos pela direção do centro.

O Curso de Licenciatura em Letras com habilitação em Língua Brasileira dos Sinais (Libras), coordenado pela UFSC, é o primeiro implantado na América Latina. O objetivo é formar docentes para atuar no ensino da língua de sinais.

Os novos pólos que estão se integrando à estrutura do Letras/Libras foram instalados na Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte (Cefet/RN), Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET/MG), Universidade de Campinas (Unicamp), Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

O curso funciona na modalidade à distância. Iniciou suas atividades em outubro de 2006, sob coordenação da UFSC e com uma rede formada ainda pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade de Brasília (UnB), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal do Ceará (UFC), Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET/GO) e o Instituto Nacional de Educação de Surdos do Rio de Janeiro (INES/RJ). Com as novas instituições que estão se integrando à rede, o curso amplia para 18 o número de parcerias com oferta de licenciatura em Letras/Libras.

As instituições ministrarão o novo curso estimuladas pela aprovação da Lei de Libras. O Ministério da Educação anunciou o decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em dezembro de 2005, determinando o prazo de um ano para que todas as escolas, antigas e recém-criadas, sejam bilíngües. Para as instituições de ensino superior, o prazo para que a disciplina de Libras seja oferecida em todos os cursos é de dez anos. A lei também torna obrigatório o oferecimento da disciplina em todos as licenciaturas e nos cursos de Fonoaudiologia.

Para mais informações acesse: www.libras.ufsc.br ou ligue para a coordenadora geral do curso de Letras/Libras, Ronice Muller de Quadros: 3721 6586

Por Mara Paiva / Agecom