Ciclo de leituras dramáticas homenageia poeta catarinense Márlio Silveira
A I Semana de Leitura Dramática, realizada pelo Grupo Pesquisa Teatro Novo da UFSC ocorre de 8 a 11 de abril, no Teatro da universidade. O evento contempla a obra do poeta manezinho Márlio Silveira.
O próprio escritor, que hoje mora em Amsterdã, estará presente para a leitura de seus textos, ao lado de atores e músicos convidados por ele. Após cada apresentação, a platéia terá espaço para debate.
O evento, coordenado por Carmem Fossari, pretende valorizar nomes da dramaturgia catarinense e Márlio foi escolhido para a primeira edição. No segundo semestre de 2008, as performances serão em torno de textos de Borges de Garuva. A terceira Semana, em 2009, será dedicada a Sulanger Baravaresco.
O autor
Márlio Silveira, 48 anos, possui uma relação estreita com o teatro. Em 1978, iniciou sua formação como ator no Teatro da UFSC. Já em 1978, tem seu primeiro texto encenado pelo Grupo de Dança da mesma universidade.
Em 1980, forma o Gupo A de Teatro, com Ney Piacentini e outros artistas. Permanece no grupo até 1992, como ator e autor de muitas das montagens. Desenvolve, na década de 1980, projetos de teatro na escola e de teatro de rua, junto à prefeitura de Florianópolis.
Em 1986 ganha vários prêmios do teatro catarininese com “Vivo Numa Ilha”, percorrendo com esta peça todo o estado de SC, PR e RS. Em 1987, assume a presidência do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Diversão de Santa Catarina (SATED). Em 1992, muda-se para Amsterdã, na Holanda, onde continua suas atividades de redator de textos para teatro.
O Grupo Pesquisa Teatro Novo
Desde 1976, atua à frente da comunidade catarinense, trabalhando com espetáculos de Teatro de Rua, Bonecos e encenações em casas de espetáculos. É dirigido por Carmen Fossari e integra o DAC – Departamento Artístico Cultural, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC.
Durante essas três décadas, produziu mais de 60 espetáculos nos diversos gêneros teatrais e conquistou prêmios em festivais de nível estadual, nacional e internacional. A partir de 1995, o grupo passou a integrar o CLATP – Circuito Latino-Americano de Teatro Popular. Neste sentido, o GPTN já realizou oficinas no México, Paraguai e Chile, e recebeu ministrantes do Peru, Argentina, Chile e Uruguai.
Trouxe ao Brasil o I Entepola (Encontro de Teatro Popular Latino Americano), realizado em Florianópolis em 1996. O Grupo Pesquisa dirigiu projeto junto ao INACEN – Instituto Nacional de Artes Cênicas (RJ), em 1979, o que resultou na criação do Teatro da UFSC. Já fez oito temporadas teatrais pelo Chile e atuou com seu repertório em Porto Rico, Argentina, Paraguai e México.
Programação
8/4, terça-feira, 20h – VIVO NUMA ILHA
Márlio Silveira, Andrea Rihl, Ivana Fossari, Bernardo Costa, Grupo Afro Catarina.
– Debate coordenado por Zélia Sabino (Professora de Teatro e Coordenadora da Oficina de Teatro de Adolescentes do DAC.)
9/4, quarta-feira, 20h – QUATRO
Márlio Silveira, Bernardo Costa, Fátima Lima, Morgana Padoim, Murilo Genázio.
– Debate coordenado por Lou Hamad ( Diretora de arte e figurinista pra Teatro e Cinema)
10/4, quinta-feira, 20h – RECITAL DOS POEMAS DE NICOLAU FLORES
Ivana Fossari, Márlio Silveira e Morgana Padoim.
– Debate coordenado por Maris Vianna (Diretora e Professora de Teatro do Dac)
11/4, sexta-feira, 20h – MULHERES NUAS
Márlio Silveira e Morgana Padoim.
– Voz e violão: Airton Perrone, Mauri da Silva
Músicas de Airton Perrone, Kaw Regis e Marls Kaputz.
– Debate coordenado por Fátima Lima (Projeto Afro Catarina e Professora de Teatro do Curso de Artes Cênicas da UDESC)
SERVIÇO:
O QUÊ: I Semana de Leitura Dramática, sobre a obra de Márlio Silveira.
QUANDO: Dias 8, 9, 10 e 11 de abril de 2008, às 20h
ONDE: Teatro da UFSC, praça Santos Dumont, bairro Trindade, Florianópolis.
PROMOÇÃO: Grupo Pesquisa Teatro Novo, da UFSC
COORDENAÇÃO: Carmem Fossari
CONTATO: Carmem Fossari (48) 9971-7066 , Márlio Silveira (47) 8851-5609, DAC (48) 3721-9347 ou 3721-9447
Visite www.dac.ufsc.br
Fonte: Adriana Seguro – bolsista de Jornalismo, Assessoria de Imprensa do DAC-PRCE-UFSC, com texto da produtora.
.