UFSC sedia feira com estandes informativos sobre intercâmbio acadêmico na Alemanha
Para fomentar o intercâmbio acadêmico entre Brasil e Alemanha, o DAAD (Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico) organiza, de 29 de março a 4 de abril, eventos expositores com a participação de responsáveis de universidades alemãs nas cidades de São Paulo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis. Em Florianópolis o evento acontece dia 4 de abril, das 10h às 15h, no Centro Tecnológico (CTC) da UFSC. Entrada franca.
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 55 mil fomentados, entre estudantes, professores, dirigentes e pessoal administrativo de universidades e instituições de pesquisa. Entre os participantes estarão também representantes de três das universidades de excelência na Alemanha. Outra instituição de destaque presente será o Centro de Pesquisa de Jülich, que tem o computador civil mais rápido do mundo e possui em seus quadros o prêmio Nobel de Física em 2007, Peter Grünberg.
A turnê será liderada pelo membro do Conselho Diretor do DAAD, Dr. Johann W Gerlach, ex-reitor da Universidade Livre de Berlim, na Alemanha, e co-reitor da Universidade de Almaty, uma iniciativa binacional do Cazaquistão e da Alemanha.
A ocasião é excelente para pesquisadores e coordenadores de cursos das Instituições de Ensino Superior (IES) brasileiras interessados em cooperações com instituições alemãs.
Neste período, uma delegação de representantes de IES e outras instituições alemãs, organizada pelo DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico, irá visitar São Paulo, Caxias do Sul, Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis.
Em cada cidade, haverá uma feira com estandes informativos e palestras, tendo uma instituição local como anfitriã. Serão elas: Goethe-Institut São Paulo, Universidade de Caxias do Sul (UCS) e as universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS), do Paraná (UFPR) e de Santa Catarina (UFSC).
O DAAD é a maior organização de intercâmbio acadêmico e científico do mundo, com mais de 55 mil estudantes, docentes e pesquisadores, alemães e estrangeiros, fomentados anualmente.
Expositores
TU 9 (associação de nove universidades técnicas: Munique*, Dresden, Aachen*, Berlin, Braunschweig, Darmstadt, Hannover, Karlsruhe* e Stuttgart),
* TU Munique, RWTH Aachen e TH Karlsruhe possuem o status de “Universidades de Excelência”, obtido através do concurso promovido pela Iniciativa pela Excelência, que selecionou em 2006 e 2007 as melhores concepções para desenvolver pesquisa universitária, oferecendo generoso reforço orçamentário durante dez anos.
Centro de Pesquisa de Jülich** (exceto em Caxias do Sul),
Esteve no noticiário mundial no fim de 2007 devido ao Prêmio Nobel de Física a seu cientista Peter Grünberg. Em fevereiro de 2008, o FZ Jülich passou a ter operação o mais rápido computador civil do mundo.
• Universidade de Colônia (a maior da Alemanha),
• Universidade de Kaiserslautern,
• Universidade de Leipzig,
• Universidade de Stuttgart,
• Universidade de Ciências Aplicadas (Hochschule) de Furtwangen,
• Baden-Württemberg International (bw-i, agência que representa no exterior as universidades do estado alemão de Baden-Württemberg),
• FaDaF (associação de alemão como língua estrangeira),
• DAAD Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico,
•
Fonte: Marcio Weichert/
Assessor de Marketing e Comunicação
DAAD – Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico
Telefax: (+55)(11) 3083-3345
marcio@daad.org.br
www.DAAD.org.br