Trabalho da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação resulta em três publicações
A Pró-Reitoria de Ensino de Graduação lança nesta quarta-feira, 12/3, três publicações: o livro ´Do Treinamento à Educação Tutorial: o PET na UFSC (1980 – 2007)`; a Revista de Estágios UFSC e o Relatório do 1º Ciclo do Programa de Auto-Avaliação Institucional da UFSC (2004-2007). A apresentação dos materiais acontece às 17h, no auditório da reitoria da UFSC.
De acordo com o pró-reitor de ensino, professor Marcos Laffin, as publicações documentam algumas das ações priorizadas em sua gestão. O Relatório do 1º Ciclo do Programa de Auto-Avaliação Institucional (PAAI) da UFSC apresenta o processo e os resultados da primeira etapa de um trabalho que já é referência para outras instituições.
O PAAI foi desenvolvido no período de julho de 2004 a julho de 2007, sob coordenação da Comissão Própria de Avaliação, com a participação de outras 12 comissões setoriais e da comunidade universitária. Suas ações possibilitaram uma leitura interna das políticas e práticas institucionais na UFSC e a coleta de dados sobre a percepção e satisfação da comunidade universitária sobre estas atividades.
Entre os tópicos avaliados estão políticas institucionais, políticas de pessoal, políticas estudantis, infra-estrutura, responsabilidade social, organização e gestão, comunicação com a sociedade e sustentabilidade financeira. Os resultados identificados no primeiro ciclo e registrados na publicação são apresentados na forma de potencialidades e fragilidades institucionais.
De acordo com o pró-reitor, a experiência tem feito com que a UFSC venha sendo chamada a participar de diversos fóruns de discussão da educação superior, sendo uma referência para a construção de um modelo de avaliação das instituições brasileiras.
“Estamos colaborando com a construção desse caminho”, comemora Laffin. Ele lembra que historicamente as avaliações são entendidas como “ações de vigiar” as instituições e não como possibilidades de análise e identificação de informações essenciais para o processo de gestão do ensino – um entendimento que a UFSC buscou priorizar em seu PAAI, ressalta o pró-reitor.
Grupos PET
A publicação ´Do Treinamento à Educação Tutorial: o PET na UFSC (1980 – 2007)` é resultado de outra política da PREG: a valorização do PET e sua articulação com o fortalecimento dos cursos de graduação.
“Nossa preocupação foi avaliar como os grupos PET estavam organizados e qual o seu papel na construção de uma política institucional, sua articulação com o curso, com os centros e outros programas da universidade”, explica o pró-reitor . Também a partir dessa preocupação surgiu a proposta de registrar as trajetórias das diferentes equipes. Em 16 capítulos o livro que será lançado aborda o trabalho de cada um dos grupos PET da UFSC. “Hoje temos grupos PET envolvidos com diferentes departamentos, trabalhando em uma maior articulação em relação aos processos de ensino, pesquisa e extensão”, avalia Laffin.
Estágios
Adequar os processos relativos aos estágios foi outro desafio assumido pela PREG. Pesquisas realizadas por agência de integração indicam que 90% das instituições que procuram estagiários têm preferência por estudantes oriundos da Universidade Federal de Santa Catarina. No entanto, até pouco tempo o processo do chamado estágio não-obrigatório (aquele que não faz parte do currículo) não garantia que o estudante atuaria na área de seu curso. Dessa forma, distorções afetavam a contribuição que essa atividade pode representar na formação e no processo pedagógico do jovem.
Seguindo orientação do Ministério Público do Trabalho, a UFSC fez um ajuste de conduta em relação aos estágios não-obrigatórios. A política de estágio implantada pela Pró-Reitoria de Ensino de Graduação priorizou a formação pedagógica e atualmente todo estágio desse tipo oferecido ela UFSC é registrado no sistema do Departamento de Estágios, um dos setores da PREG. Há um professor que acompanha o estagiário e, além disso, todo estudante tem direito a um seguro. “São ações decorrentes de uma política que pensa a totalidade do ensino de graduação”, comemora o pró-reitor.
Mais informações sobre os lançamentos na Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PREG) – 3721-8307
Por Arley Reis / Agecom