Secretário do MCT visita Departamento de Engenharia Mecânica

27/03/2008 09:17

O Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Guilherme Henrique Pereira, representará o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT) na reunião do Conselho de Curadores da Fundação Certi (Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras), que acontece nesta quinta-feira, dia 27. A UFSC está incluída na agenda do secretário, que a partir das 10h visita o Departamento de Engenharia Mecânica (EMC) da universidade, sendo recebido pelo professor Orestes Estevan Alarcon, chefe de departamento. Durante a manhã, haverá uma apresentação executiva do projeto institucional InovaBEMC, além da visita específica a duas das 17 unidades de Pesquisa e Desenvolvimento da Mecânica: POLO e LABMAT.

O secretário vem a Florianópolis para apresentar e dar detalhes sobre o novo Sistema Brasileiro de Tecnologia (Sibratec). Além da UFSC, Pereira passará pela Fundação CERTI, pelo Parque Sapiens e pela Fapesc. O Sibratec é um programa lançado no final de 2007 pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que objetiva congregar instituições tecnológicas, para atuarem em redes nacionais/estaduais, em favor do atendimento ao setor empresarial e à sociedade em suas demandas por tecnologia. Ele deve apoiar o setor produtivo mediante a promoção de atividades de pesquisa e desenvolvimento de processos ou produtos voltados à inovação. O decreto que implementa o sistema foi assinado em novembro, durante apresentação do PACTI (Programa de Apoio à Capacitação Tecnológica na Indústria).

Projeto InovaBEMC

O projeto de Inovação em Empresas de Bens de Capital é uma atividade de desenvolvimento e pesquisa elaborada a partir do “Plano Estratégico – 2015” do EMC da UFSC. Com base em um conjunto de ações impactantes, tem como metas a instrumentalização e intensificação do suporte desse Departamento ao processo de inovação tecnológica em bens de capital – máquinas e equipamentos. O objetivo é aumentar a geração de produtos e de processos mais competitivos.

Plano de metas do InovaBEMC :

– Intensificar a captação e geração de conhecimentos tecnológicos avançados em máquinas e equipamentos visando sua transferência para promover a inovação nas empresas.

– Aumentar a oferta de profissionais competentes, empreendedores e com perfil necessário para auxiliar as empresas em sua competitividade internacional.

– Ampliar a oferta de serviços tecnológicos e de parcerias em projetos de pesquisa e desenvolvimento, fabricação e qualificação de Bens de Capital.

– Estruturar, de forma sistêmica e pró-ativa, a interação com empresas do setor de Bens de Capital, promovendo capacitação e apoio à geração de soluções.

– Expandir e modernizar a infra-estrutura física do Departamento para dar o suporte adequado às quatro ações anteriores.

O projeto, que desde 2005 busca aprovação junto aos órgãos federais e demais entidades, tem financiamento do BNDES, MCT/FINEP, MEC e Fapesc, empresas parceiras, além da contrapartida da própria UFSC. O InovaBEMC prevê a sua gestão/execução mediante um Comitê Gestor e com uma interação com o setor empresarial via Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), FIESC/IEL-SC, e outras instituições parceiras.

Mais informações: 3721 9225

Por Cora Ribeiro / Núcleo de Comunicação do CTC – Nucom