Projeto 100 Histórias será lançado nesta segunda-feira

31/03/2008 10:08

Com o apoio do Intituto de Estudos Latino-Americanos (IELA/UFSC), será lançada nesta segunda-feira, 31/3, às 19h, na Assembléia Legislativa de Santa Catarina, o Projeto 100 Histórias, mostra fotográfica que reúne imagens da Europa, África e Oriente Médio, com destaque para fotos recentes das guerras no Iraque, Líbano e Palestina.

O projeto tem a participação de dois grandes nomes do jornalismo europeu: o italiano Matt Corner e o espanhol Guillermo Valle. A mostra – patrocinada pela Brasil Telecom – tem como objetivo contar histórias, através de imagens, de situações e temas que marcaram o debate internacional no início do século XXI: guerras, imigração, religião, ecologia, drogas e terrorismo. 100 histórias revela o

que há de melhor no fotojornalismo, como resumiu o organizadora Juliana Kroeger: “a junção da informação com a arte, sem a pretensão do distanciamento ou da imparcialidade, demonstrando que é possível uma abordagem jornalística mais sensível, mais contextualizada e mais humana”.

A exposição é formada por 100 fotografias – 50 fotos de cada um dos autores – tamanho 30x45cm. O evento, que pode ser visitado até o dia 11 de abril na Assembléia, tem o apoio da Universidade Estácio de Sá, da Associação Catarinense de Imprensa, do Sinergia, do Hotel Maria do Mar, do Sindicato dos Jornalistas de Santa Catarina, do

projeto Se Essa Mídia Fosse Minha, do Instituto de Estudos Latino-Americanos e da revista Caros Amigos.

Os autores

Matt Corner, fotógrafo italiano, é formado em Geologia e Ciências Agrárias pela Universidade de Trieste. Durante a Faculdade, pelo programa de intercâmbio europeu, estudou em Stirling, na Escócia, e foi a partir dessa experiência que surgiu seu interesse pela fotografia. Depois de algum tempo atuando no mercado publicitário começou, em 1997, sua carreira no jornalismo fotográfico, trabalhando por vários anos na agência Farabolafoto, em Milão.

Nessa época, fez suas primeiras reportagens no Oriente Médio e Norte da África. Em seguida, iniciou uma parceria com a agência

Granata Imagens e com revistas e jornais italianos. Atualmente, trabalha para a agência Emmevi Photo, em Milão, e é colaborador da agência internacional Grazia Neri. Suas fotos têm sido publicadas em revistas italianas como Oggi, Io Donna, Famiglia Cristiana, Panorama e jornais como La Stampa, Libero e Corriere della Sera. No Brasil, suas fotos são publicadas na revista Caros Amigos.

Guillermo Valle, fotógrafo espanhol, é formado pelo Instituto de Estudos Fotográficos de Barcelona. Começou a estudar fotografia aos 14 anos depois de uma viagem escolar a Sarajevo e, apenas dois anos mais tarde, seus trabalhos começaram a ser publicados em diversos jornais de Barcelona.

A primeira reportagem internacional

foi realizada em 2001, na Itália, sobre as manifestações contra a reunião do G8, em Gênova. No ano seguinte foi à Palestina para cobrir a Intifada e, em 2003, começou a trabalhar como freelancer para o jornal El País, de Madrid, um dos mais importantes da Espanha. Nos últimos anos, tem se especializado nos conflitos do Oriente Médio. Em 2006 e 2007, cobriu os conflitos no Líbano. Atualmente trabalha para a agência francesa Sipa Press.

Organizadores:

Fernando Evangelista, repórter brasileiro, mestre em Jornalismo e Comunicação pela Universidade de Coimbra, Portugal, é colaborador da revista Caros Amigos e de outros veículos da imprensa nacional e internacional. Entre suas reportagens, destacam-se a

cobertura da operação Escudo Defensivo na Palestina em 2002, a Guerra do Iraque em 2003, a Guerra do Líbano em 2006 e o conflito entre turcos e curdos em 2007. Recebeu menção honrosa no Prêmio Vladimir Herzog de Direitos Humanos em 2003. Dirigiu dois documentários sobre a questão agrária no Brasil, ambos premiados.

Juliana Kroeger, repórter brasileira, é formada em Jornalismo pela Universidade do Sul de Santa Catarina (Unisul). Em 2002, recebeu o Prêmio Mérito Universitário Catarinense concedido pelo governo do Estado. Ainda durante a Faculdade, trabalhou como repórter e apresentadora do telejornal SBT Metropolitano. Em 2003, realizou documentários para a National Geographic na África do Sul e, em seguida, trabalhou para o jornal Diário Catarinense, do grupo RBS. Em 2005, foi coordenadora de comunicação do Consórcio Social da Juventude de Santa Catarina. Mora na Europa desde 2006 e trabalha para a editora SalPress, na Ilha de Malta.

Contato:

Fernando Evangelista e Juliana Kroeger

Cel: (48) 9911-1177

poesiadaimagem@gmail.com