Núcleo de Estudos Açorianos recebe ´Poética do Cotidiano`
Poética do Cotidiano é a nova exposição que inicia na próxima terça-feira, 25/3, no Espaço Cultural do Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC. A proposta da artista Soli de Oliveira é retratar elementos comuns no dia-a-dia dos casais açorianos que chegaram ao Brasil no século XVIII. Este ano marca os 260 anos da chegada dos primeiros casais na Ilha de Santa Catarina.
A mostra que pode ser visitada até 30 de abril é composta por 10 pinturas. As imagens retratam cenas do cotidiano no litoral de Santa Catarina – renda de bilro, festa do Espírito Santo, cerâmica utilitária, tecelagem, a arquitetura luso-brasileira.
A artista plástica Soli de Oliveira nasceu no Alto Aririú, município de Palhoça (SC), e iniciou suas atividades na marmoraria pertencente à família, produzindo desenhos diversos gravados em granito. Em seguida partiu para o desenho em tela, experimentando várias texturas. A obras têm cor vibrante e traço marcante. A cultura brasileira integra seu trabalho artístico, criando uma singular poética do cotidiano com uma linguagem narrativa que reflete a densidade do folclore, dos costumes, do patrimônio arquitetônico e hábitos do povo.
Serviço:
Promoção: Universidade Federal de Santa Catarina/ Pró-Reitoria de Cultura e Extensão.
Realização: Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC
Apoio Cultural: Direcção das Comunidades/ Governo dos Açores
Período: 25 de março a 30 de abril de 2008 (Segunda a sexta-feira das 9h às 12h e das 13h30 às 17h)
Imagens para ilustrar as matérias: www.nea.ufsc.br
Mais informações: NEA 48 3721.8605 / joi@nea.ufsc.br
Contatos da Artista: Salete Maria Farias de Oliveira – Soli 48 32570505/ 99715416 / www.soli.com.br / soli@matrix.com.br