Farmácia Escola inaugurada na UFSC

fotos: Jones Bastos
O Secretario de Atenção à Saúde, José Noronha, representando na solenidade o Ministro da Saúde José Gomes Temporão, ressaltou a importância da Farmácia Escola como campo de treinamento e destacou a importância do espaço que ela cria para os estudantes discutirem com os pacientes a maneira correta de usar os medicamentos, alertando-os sobre possíveis efeitos colaterais.
O prefeito de Florianópolis, Dario Berger, definiu a Farmácia Escola como um bom exemplo de parceria, pois irá permitir uma redução de custos e possibilitar segurança para quem necessita de remédios.
Viabilizado através de parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde e a UFSC, e envolvendo o Centro de Ciências da Saúde, o Departamento de Ciências Farmacêuticas e o Hospital Universitário, o projeto farmácia escola ocupa uma estrutura de 340 metros quadrados onde funcionam dois espaços de dispensação de medicamentos, um para assistência farmacêutica na atenção básica e outro para o programa de medicamentos excepcionais. Além disso, possui uma central de abastecimento farmacêutico, salas para farmacêuticos, salas de aula e salas de professores.
A Farmácia Escola funciona na antiga farmácia do Sesi, entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal no campus da Trindade. Informações pelos telefones (48) 3721-9647 e 3721-9567.
Saiba Mais:
A Farmácia Escola é uma unidade de distribuição gratuita de medicamentos através do Sistema Único de Saúde, que visa qualificar a assistência farmacêutica no SUS por meio da viabilização e estruturação de serviços de dispensação de medicamentos de programas governamentais, adotando a lógica do Uso Racional de Medicamentos.
Diariamente são atendidos em média 150 pacientes cadastrados pelo SUS na Farmácia Escola, onde são distribuídos medicamentos não-comercializáveis com atendimento personalizado de profissionais ou estudantes de farmacologia, que orientam os usuários quanto ao uso apropriado da medicação. Na maioria são portadores de patologias graves ou mesmo pacientes transplantados que necessitam maior atenção dos agentes da saúde pública.
O projeto associa a melhoria da qualidade do atendimento aos pacientes de Florianópolis à formação e capacitação de profissionais comprometidos com uma maior eficácia das ações de saúde e à produção de conhecimento relacionado à Assistência Farmacêutica no âmbito do Sistema Único de Saúde.
Segundo a professora Mareni Farias, coordenadora do projeto, a Farmácia será referência regional para qualificação de pessoal para o SUS por meio da capacitação de profissionais já formados e da realização de estágios no âmbito da dispensação de medicamentos, acompanhamento farmacoterapêutico e da gestão relacionada à assistência farmacêutica no setor público de saúde. Também serão desenvolvidas atividades de pesquisa na área da Assistência Farmacêutica no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Farmácia da UFSC.
Inicialmente serão atendidos usuários do SUS, moradores de Florianópolis, que recebem medicamentos do Programa de Medicamentos de Dispensação Excepcional. Nesta modalidade há medicações não disponíveis em farmácias comerciais, devido ao alto custo no valor de sua aquisição. Também serão beneficiados pacientes atendidos nos ambulatórios do Hospital Universitário que necessitam medicamentos do Programa Assistência Farmacêutica na Atenção Básica.
A viabilização do projeto contou com financiamento do Ministério da Saúde e da UFSC. Atuarão na Farmácia Escola dois farmacêuticos, três técnicos de enfermagem e quatro assistentes administrativos contratados pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, dois farmacêuticos da Universidade Federal de Santa Catarina, bem como três professores do Departamento de Ciências Farmacêuticas que farão a coordenação e supervisão das atividades didático-pedagógicas.
Inicialmente, desenvolverão atividades na Farmácia Escola 24 estagiários do Curso de Farmácia, sendo dez com bolsas financiadas pela Prefeitura Municipal de Florianópolis, quatro mestrandos, uma doutoranda e dois bolsistas financiados pelo CNPq.