Banheiro seco: abertas inscrições para cursos gratuitos de formação de mão-de-obra
Permanecem abertas as inscrições para cursos de capacitação gratuitos que serão oferecidos durante a construção de um banheiro seco na UFSC. O banheiro seco substitui a descarga de água por matéria orgânica seca (como serragem e aparas de grama) e transforma os dejetos humanos em adubo orgânico.
A construção vai permitir capacitações nas áreas de carpinteiro de formas (1/4); concreto pré-moldado e argamassa armada (8/5); paredes monolíticas de solo estabilizado (16/6); tijolos de solo estabilizado: fabricação e assentamento (12/8); de acabamentos (esquadrias, revestimentos, pavimentações, pintura e aparelhos) (15/9), e término (17/10). Os cursos terão duração de cinco semanas, com quatro horas por dia e 20 vagas em cada um. Serão ministrados pelo professor Wilson Jesus da Cunha Silveira, chefe do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFSC, e por estudantes monitores.
As formações são preferencialmente direcionadas a pessoas que moram no entorno da UFSC, que já tenham experiência na área de construção e tenham entre 20 e 40 anos. As inscrições podem ser feitas pelo site www.banheirosecoufsc.blogspot.com. Para maior divulgação um estande foi montado no Serviço Nacional de Empregos (SINE), materiais e formulários de inscrição foram distribuídos na cidade, com apoio da Gerência da Família, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura Municipal de Florianópolis. Os organizadores também estão planejando um curso especial para índios guarani, sobre paredes monolíticas.
A iniciativa é um projeto interdisciplinar aprovado pelo Departamento de Apoio à Extensão da UFSC e pelo CNPQ. Vai permitir a implantação na UFSC de uma alternativa experimentada em todo o mundo e que todo o processo de construção e monitoramento do banheiro seco seja documentado.
O grupo espera também que a edificação seja uma estrutura demonstrativa da tecnologia, tenha uso na educação ambiental e mesmo que a iniciativa pode dar origem a uma incubadora de banheiros secos. O objetivo é fornecer aos trabalhadores integrantes dos cursos de capacitação subsídios para formar uma cooperativa de trabalho que implante banheiros secos em outras localidades.
O projeto tem patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, da Eletrosul e do Centro Acadêmico de Ciências Biológicas. Tem também apoio do Centro de Ciências Biológicas e do Centro Tecnológico da UFSC, da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão, da Pró-Reitoria de Pesquisa e da Pró-Reitoria de Orçamento, Administração e Finanças, do Escritório Técnico Administrativo da UFSC (Etusc) da Prefeitura de Florianópolis, do CNPq e do Sine/SC
Artigo sobre a iniciativa foi aceito para apresentação no Ecobuilding (Fórum Internacional de Arquitetura e Tecnologias para a Construção Sustentável), que será realizado de 23 a 25 de maio, em São Paulo.
Saiba Mais
O banheiro seco é uma alternativa de saneamento ambiental que usa matéria orgânica seca ao invés de água. Uma das vantagens é que não mistura fezes com água potável e, assim, não gera a enorme quantidade de esgoto que muitas vezes acaba poluindo rios e outras fontes de água.
O sanitário evita o emprego de redes de esgoto, pois os dejetos são tratados no local e depois podem ser usados como adubo. O banheiro da UFSC será construído no início do bairro Córrego Grande, atrás do prédio do Centro de Ciências Biológicas e da Prefeitura Universitária, ao lado do pátio de compostagem.
A estrutura terá paredes de solo estabilizado, tijolos prensados de solo estabilizado (também conhecidos popularmente como tijolos de terra crua), pré-moldados de argamassa armada e teto grama.
Mais informações: www.banheirosecoufsc.blogspot.com / banheiroseco@yahoo.com.br ou 9931 9230
Arley Reis / Agecom