Vestibular 2008: Dados preliminares sobre as matrículas do programa de ações afirmativas
Candidatos que optaram para concorrer nos 10% de vagas para negros oriundos de escola pública:
Dentre os candidatos que se inscreveram nessa modalidade do programa de ações afirmativas 323 foram aprovados. Desses candidatos 30 não compareceram à UFSC para validar sua auto-declaração. Dos que compareceram 11 não tiveram sua auto-declaração validada pela comissão institucional de Validação da Auto-declaração, conforme previsto no edital do Vestibular 2008.
Esses mesmos candidatos protocolaram pedido de reconsideração à comissão institucional. A comissão irá analisar os pedidos e tem até o dia 26 de fevereiro para se pronunciar sobre os casos, inclusive para os casos em que o candidato não se fez presente no ato da matrícula e enviou procurador.
Caso as vagas não sejam preenchidas, elas serão remanejadas na mesma categoria do programa de ações afirmativas, até que não haja mais classificados na categoria do programa. Só quando não houver mais classificados é que essas vagas irão para a classificação geral.
Candidatos que optaram concorrer nos 20% de egressos de instituição pública de ensino:
Ainda não se tem o levantamento final, mas as situações problemáticas que se apresentaram foram de alunos que freqüentaram escolas públicas mantidas por fundações privadas e, portanto, não se enquadravam nos requisitos do edital e alunos que não tinham cursado todo o percurso de ensino fundamental e médio em escola pública. Portanto o que aconteceu foi o não cumprimento, por parte dos candidatos, das informações prestadas quando da inscrição.
Para saber mais sobre o programa de ações afirmativas da UFSC:
http://www.vestibular2008.ufsc.br/resolucao_acoes_afirmativas.pdf
Liminares individuais impetradas por candidatos:
Na data da matrícula chegaram à UFSC 12 liminares com mando judicial para sub judice garantirem a matrícula pela classificação, caso não houvesse o programa de ações afirmativas. A UFSC irá recorrer.
Por Alita Diana/jornalista da Agecom