Editora da UFSC participa do Salão do Livro de Paris
Nove livros e o catálogo de publicações da Editora da UFSC estarão expostos, entre os dias 20 e 25 de março, no 18º Salão do Livro de Paris. Os leitores franceses interessados no Brasil, estudiosos, professores, tradutores, editores, agentes literários, pesquisadores, estudantes e brasileiros e portugueses que moram na França poderão ter um primeiro contato, por exemplo, com a poesia de Rubens da Cunha, revelação da literatura feita em Santa Catarina, por meio do livro Casa de Paragens. Ou com Homens e Algas, volume de contos publicado originalmente em 1957 por Othon D’Eça, que retrata a crueza da vida dos pescadores nas baías de Florianópolis. Ou, ainda, com o segundo volume dos Diálogos com a Literatura Brasileira, no qual Marco Vasques entrevista alguns dos principais escritores contemporâneos brasileiros.
O diretor da EdUFSC, Alcides Buss, explica que a participação do Brasil na feira – uma das mais importantes da Europa e o maior evento do mercado editorial francês – se dá, tradicionalmente, através da Câmara Brasileira do Livro, com o apoio da Fundação Biblioteca Nacional, que assumem as despesas de transporte e outros custos. Cada editora tem o direito de enviar 10 títulos, preferencialmente nas áreas da literatura e da história, além de obras de referência, que depois do evento são doados a bibliotecas de Paris. “Por ser uma grande vitrine, o Salão é uma boa oportunidade para divulgar a editora e o próprio selo da UFSC na Europa e de colocar novos autores ao lado de nomes como Jorge Amado e Clarice Lispector, muito lidos na França”, diz Buss.
Em 2008, o Salão de Paris vai prestar uma homenagem ao Brasil e dar destaque, além de Jorge Amado, a João Ubaldo Ribeiro e Chico Buarque. A previsão é de que o evento receba mais de 200 mil visitantes, sendo 30 mil profissionais do setor livreiro. A feira deste ano vai contar com 561 estandes, reunindo 1.167 editoras, espalhadas por uma área de 35 mil metros quadrados.
Além dos livros citados, a Editora da UFSC levará para Paris os seguintes títulos: Pão-por-Deus, de Maria Eli Braga Mannrich; Pedras Soltas, de Eloí Elisabete Bocheco; Que Trazes pra Mim?, de Cynthia Valente; A Ponte: Prosa e Verso, de Antônio Paladino; Tempo de Querer, de Helton Ricardo Ouriques; e Borboletras, de Suzana Mafra.
Projetos para 2008
Se em 2007 a greve de três meses dos trabalhadores técnico-administrativos da Universidade reduziu em cerca de 20% o número de edições programadas (foram quatro títulos a menos, fora as reedições), para este ano a meta da EdUFSC é chegar aos 50 lançamentos, sem contar a reedição de obras de catálogo já esgotadas.
Os primeiros lançamentos previstos para 2008 são os Contos de Gabriele Wohmann, com tradução da professora Rosvitha Friesen Blume, pela primeira vez publicados no Brasil; Franklin Cascaes, o Mito Vivo da Ilha, de Adalice Maria de Araujo; O Novo Conto Catarinense, coletânea de textos de novos autores, organizada pela professora Regina Carvalho; e Um Percurso para Pesquisas com Base em Corpus, de Regina Márcia Gerber e Vera Vasilévski, voltado para a área da lingüística.
Também deve ser lançada em breve a reedição dos três volumes de Estrutura e Origem das Paisagens Tropicais e Subtropicais, de João José Bigarella, um dos títulos mais procurados nos grandes eventos do livro dos quais a EdUFSC participa em todo o País. Títulos da Série Didática já esgotados também serão editados em breve, para atender ao interesse dos professores e alunos da própria Universidade Federal de Santa Catarina.
Paulo Clovis / Agecom
Mais informações com o diretor da Editora da UFSC, Alcides Buss, pelo fone (48) 9972-3045 ou pelo e-mail alcides@editora.ufsc.br.