Debate e lançamento de livro sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar

25/02/2008 18:20

O debate sobre políticas públicas e o lançamento do livro “Pronaf 10 anos: mapa da produção acadêmica”, de autoria do professor do departamento de Economia da UFSC, Lauro Mattei, acontece no dia 26 de fevereiro, às 13h45, na sede da Epagri, em Florianópolis.

O presidente da Epagri, Murilo Flores, o professor Lauro Mattei e o assessor Eros Marion Mussoi coordenam o debate que envolve os dirigentes da Epagri, que estarão participando de reunião da empresa, além de técnicos, pesquisadores, estudantes e agricultores interessados.

Às 16h, será feito o lançamento do livro que faz um mapa da produção acadêmica brasileira sobre o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf, que é a grande novidade da política pública para o meio rural do país. Segundo o autor, o livro interessa a todos aqueles que trabalham com políticas públicas destinadas à promoção do desenvolvimento rural, desde pesquisadores, professores e gestores de políticas públicas até estudantes e agricultores.

O livro foi editado pelo Núcleo de Estudos Rurais do Ministério do Desenvolvimento Agrário (NEAD), em 2006, e tem 202 páginas. Por ser uma publicação institucional, o livro não é comercializado, devendo ser solicitado no NEAD ou na Secretaria da Agricultura Familiar do Ministério do Desenvolvimento Agrário (SAF/MDA), em Brasília.

O livro

A obra está dividida em duas grandes partes. Na primeira delas, composta por cinco capítulos, são analisados 144 trabalhos acadêmicos realizados sobre o Pronaf entre 1996 (quando o programa foi instituído) e 2006. “No primeiro capítulo mostro como esses 144 estudos se dividem em diferentes tipos de trabalho”, informa Mattei, explicando que 91 deles são artigos científicos de várias áreas técnicas apresentados em congressos nacionais, 37 estudos são dissertações de mestrado e teses de doutorado defendidas nas mais diversas instituições de ensino superior do país e 16 são relatórios de pesquisa realizados no período de 10 anos.

Na segunda parte do livro, chamada de catálogo temático do conjunto dos estudos, foi feita uma breve resenha de cada estudo até porque o livro é acompanhado de uma versão eletrônica (CD ROM) da grande maioria desses trabalhos que estavam disponíveis digitalmente. Isto porque ao livro é acompanhada uma versão eletrônica (CD Rom) da grande maioria desses trabalhos que estavam disponíveis digitalmente.

“Foi um árduo trabalho que vai auxiliar aqueles que quiserem estudar o Pronaf e que terão acesso a uma extensa bibliografia”, garante Mattei.

Outras informações com o professor Lauro Mattei, pelo e-mail mattei@cse.ufsc.br ou com Márcia Sampaio, pelo telefone: (48) 3239-5503 ou pelo e-mail: marcias@epagri.sc.gov.br.