Vestibular UFSC/2008: dicas para realizar as provas

09/12/2007 18:42

Cláudia Basso, psicóloga do Cursinho Pré-Vestibular da UFSC

Cláudia Basso, psicóloga do Cursinho Pré-Vestibular da UFSC

Estudou o ano todo e agora chegou o tão esperado momento de realizar as provas do vestibular? Calma. Essa é a principal dica de Cláudia Basso, psicóloga do Cursinho Pré-Vestibular da UFSC.

“Este é o momento de controlar a ansiedade. Cada pessoa tem uma maneira de se tranqüilizar, e o importante é saber como isso funciona para poder lidar com o nervosismo na hora da prova”, explica Cláudia.

A psicóloga alerta que a tensão pode ocasionar sintomas que atrapalham a concentração. “Às vezes o aluno apresenta suor nas mãos, taquicardia, dor nos ombros e até inchaço nas pernas, por causa do calor. E em vez de se focar na prova, acaba dando atenção ao desconforto que está sentindo”.

Cláudia enumera pequenas ações que amenizam a ansiedade durante o concurso: “Tome água, vá ao banheiro e aproveite para esticar os braços, ombros e pernas. Respirar fundo também é aconselhável, já que oxigena o cérebro”.

Alimentos e remédios – E já que a prova começa às 15h, o almoço já deve estar digerido, certo? “Prefira os alimentos leves, de fácil digestão, e tente almoçar cedo para evitar o sono na hora do concurso. Comer algo que não está habituado, ou deixar para experimentar pratos que nunca provou exatamente no dia da prova não é recomendado”. A dica também serve para os remédios. “Não tente tomar chás, florais ou outros medicamentos para a ansiedade se você nunca os tomou antes. Cada organismo os absorve de uma forma, e reações como sonolência e pressão baixa – que podem ocorrer – atrapalham a concentração”.

Provas X Tempo – Cláudia também aconselha a deixar as questões mais difíceis para depois. “Faça primeiro aquelas que tem mais facilidade de resolver. Assim sua auto-confiança aumenta e fica mais fácil controlar o tempo da prova. Depois de garantir as fáceis, parta então para as difíceis”. Ela atenta para o tempo dedicado ao gabarito. “Tem aluno que reserva cinco minutos para preencher o gabarito. Indicamos que comecem a preenchê-lo pelo menos meia hora antes do término da prova, para que essa última etapa seja feita com calma e tempo para uma última conferência”.

Por Cláudia Reis/ Jornalista na Agecom