UFSC sediará III Fórum Nacional de Museus
O III Fórum Nacional de Museus será realizado no Centro de Cultura e Eventos da UFSC de 7 a 11 de julho de 2008. A iniciativa é do DMU (Departamento de Museus) e Centros Culturais do IPHAN, ligados ao Ministério da Cultura (MinC), responsável pela política nacional de museus do Sistema Brasileiro de Museus (SBM).
Já estão acertadas as parcerias com a UFSC, Governo do Estado, através da Fundação Catarinense de Cultura e Santur, e Prefeitura Municipal de Florianópolis, através da Fundação Franklin Cascaes. A previsão é de 2.500 participantes. A escolha de Florianópolis deveu-se à localização, infra-estrutura, atrativos turísticos da região, além da grande concentração de museus da Região Sul.
Durante o Fórum também haverá a reunião da Rede Ibero-americana de museus, sendo o Brasil o coordenador da rede. Devem ser realizados, ainda, o Encontro Nacional de professores de Museologia e Encontro Nacional de estudantes de Museologia..Vão acontecer quatro grandes conferências e 11 minicursos. Dentre os estandes, o destaque vai para o artesanato regional e para as empresas que trabalham com os Centros de Memória e Museus. Na praça da cidadania será montada uma grande tenda que servirá também para divulgação e convivialidade – abrigando um café cultural e servindo de espaço para apresentações, como shows musicais.
Núcleo de Estudos Museológicos (NEMU) celebra 10 anos de atividades em dezembro
Sediado no Museu Universitário, ligado à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão (PRCE), o NEMU realiza oficinas para capacitar trabalhadores de museus a exercerem suas funções nas respectivas unidades em todo o Estado. Santa Catarina tem cerca de 180 museus. O trabalho realizado pelo NEMU, privilegiando a capacitação em oficinas regionalizadas, se tornou referência para o MinC, sendo um dos eixos da Política Nacional de Museus.
O resultado do trabalho desses 10 anos é visível nos museus do Estado. Muitos deles deixaram de ser um espaço de amontoados de objetos para se tornar um local de memória e cultura bem informadas. Esse tem sido um dos grandes e mais contínuos projetos de extensão da UFSC. O diretor do Museu Universitário, Gelci Coelho (o Peninha), ressaltou como o reconhecimento desse trabalho se dá, em nível nacional, com o concurso e apoio dos maiores profissionais da área de museologia do Brasil, que se oferecem, voluntariamente, para participar das atividades programadas pelo NEMU. Uma parceria com o Curso de Jornalismo da UFSC, através do professor Sérgio .Mattos, possibilitou a produção de pequenas vinhetas sobre os diversos museus do Estado. Ainda sob orientação do NEMU, cada museu do Estado, faz seu banner padrão para o dia 18 de maio, Dia Internacional dos Museus, dando visibilidade ao acervo e atraindo visitantes.
Na opinião de Francisco do Valle, coordenador do Nemu, um dos resultados, gratificantes, das atividades desenvolvidas pelo Núcleo, é que os museus do Estado já têm coragem de apresentar projetos para conservação, documentação e melhoria da reserva técnica.
Visite: www.nemu.ufsc.br
Por Alita Diana/jornalista da Agecom
Matéria publicada no Jornal Universitário nº387/Dezembro de 2007