UFSC coordena capacitação nacional de tutores para educação a distância

05/12/2007 09:14

Fotos: José Antônio de Souza/Agecom

Fotos: José Antônio de Souza/Agecom

Começa hoje, dia 5, na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, a primeira capacitação nacional de tutores do programa Universidade Aberta do Ministério da Educação (UAB/MEC). Cerca de 200 tutores dos estados da Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraná, Piauí e Santa Catarina serão habilitados a interagir com mais de 2.500 alunos e professores de nove cursos de graduação e dois de pós-graduação a distância por meio do Ambiente Virtual de Ensino Aprendizagem (AVEA), que iniciam em fevereiro de 2008.

O AVEA utiliza o Moodle, um software livre adotado por mais de 100 países com conteúdos diversos em cerca de 70 idiomas. O Programa UAB para Capacitação de Tutores começou às 8h30min, no auditório da Reitoria, e prossegue até a sexta-feira, dia 7, em outros auditórios e laboratórios da Universidade. Além do AVEA, haverá videoconferências e materiais impressos especialmente desenvolvidos, mas a capacitação continua, via internet, até o final deste mês.

Graduações em Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Filosofia, Letras Espanhol, Letras Libras e Letras Português e pós-graduações em Controle da Gestão Pública e em Estudos da Tradução são os cursos do programa UAB/UFSC. No total são oferecidas 2.700 vagas distribuídas em 31 municípios. Eles têm a mesma duração de um curso presencial e igual diploma. De acordo com a SEaD, o objetivo é “possibilitar que instituições públicas de ensino superior ofereçam ensino superior público de qualidade aos municípios brasileiros que não têm oferta ou cujos cursos ofertados não são suficientes para atender a todos os cidadãos”.

A Secretaria de Educação a Distância (SEaD) e o Departamento de Ensino de Graduação a Distância da UFSC organizam esse programa, que realizou outras duas etapas nas cidades de Santa Maria, dias 26 e 27 de novembro, e Boa Vista, em Roraima, dia 1º de dezembro, capacitando 50 tutores, respectivamente.

Tutoria – O Guia dos Tutores dos cursos de Ciências Econômicas e Contábeis explica que o processo de ensino-aprendizagem a distância não pode estar centralizado apenas no professor, mas multiplicado a partir da atuação dos tutores, por exemplo. Eles envolvem-se, tanto na dimensão administrativa quanto na técnica e na pedagógica. Os tutores são alunos de graduação que já cursaram a disciplina em que vão atuar, sediados em um dos 33 pólos distribuídos pelo território nacional ou nos laboratórios da UFSC, onde atuam a distância.

Após participarem da abertura do programa de capacitação, os tutores dirigem-se a diferentes centros de ensino da UFSC para aprender os recursos do Moodle, praticar a interação a ser empreendida com os alunos, discutir o seu papel no modelo de educação a distância e participar do planejamento da disciplina no curso em que atuarão.

Na visão do secretário de Educação a Distância da UFSC, Cícero Barbosa, a realização desse programa de capacitação “é uma enorme responsabilidade e coloca a Universidade em uma posição de destaque no cenário de EaD nacional”. “Como já acontece com outros cursos a distância nacionais coordenados pela UFSC, neste observamos uma boa resposta do nosso corpo docente. Aeducação a distância traz perspectivas novas de como ensinar”, disse o professor. Cícero.

Pólos – O Programa UAB tem 33 pólos espalhados pelo País. Eles estão sendo instalados em escolas municipais e estaduais de cidades como Mata de São João, na Bahia, São Gabriel do Oeste, no Mato Grosso do Sul, e em locais isolados da Amazônia, no estado de Roraima. Em Santa Catarina, há dois pólos, em Treze Tílias e Videira.

Fonte: Assessoria de Comunicação da SEaD

Contatos com o Secretário de Educação a Distância da UFSC, professor Cícero Barbosa, pelo telefone (48) 3952-1900 ou e-mail cicero@reitoria.ufsc.br.

Cursos e pólos

Ciências Biológicas

Pato Branco (PR)

Letras – Português

Divinolândia de Minas (MG)

Treze Tílias (SC)

Videira (SC)

Pato Branco (PR)

Cidade Gaúcha (PR)

Cruzeiro do Oeste (PR)

Letras – Espanhol

Treze Tílias (SC)

Videira (SC)

Pato Branco (PR)

Foz do Iguaçú (PR)

Cidade Gaúcha (PR)

Filosofia

Videira (SC)

Pato Branco (PR)

Ibaiti (PR)

Administração

Mata de São João (BA)

Cidade Gaúcha (PR)

Cruzeiro do Oeste (PR)

Paranaguá (PR)

Seberi (RS)

Tapejara (RS)

Tio Hugo (RS)

Hulha Negra (RS)

Jacuizinho (RS)

São Francisco de Paula (RS)

Bonfim (RR)

Mucajaí (RR)

Boa Vista (RR)

Caroebe (RR)

Uiramutã (RR)

Ciências Econômicas

Seberi (RS)

Tapejara (RS)

Tio Hugo (RS)

Hulha Negra (RS)

Jacuizinho (RS)

São Francisco de Paula (RS)

Caracaraí (RR)

Cantá (RR)

Boa Vista (RR)

Iracema (RR)

Normandia (RR)

Ciências Contábeis

São Gabriel do Oeste (MS)

Cruzeiro do Oeste (PR)

Seberi (RS)

Tapejara (RS)

Tio Hugo (RS)

Hulha Negra (RS)

Jacuizinho (RS)

São Francisco de Paula (RS)

Esperantina (PI)

Pacaraíma (RR)

Rorainópolis (RR)

Amajari (RR)

São Luiz do Anauá (RR)

Boa Vista (RR)