Show da banda Ilha de Nós encerrou edição 2007 do Projeto 12:30 na UFSC
Com um repertório de Pop-Rock nacional o grupo Ilha de Nós encerrou nesta quarta-feira, dia 5/12, as atividades do Projeto 12:30 na UFSC. O quinteto de Florianópolis formado por Pablo Serrano (Baixo), Bruno Dekker (Guitarra), Denis Fernandes (Bateria), Karina Daniela (Vocal) e Henrique Soares (Percussão) fez uma show vigoroso e, apesar da chuva, o público compareceu em bom número. Ao total, foram mais de 40 atrações artísticas organizadas pelo projeto de extensão, entre os quais, os tradicionais shows musicais às quartas-feiras na Concha Acústica, os espetáculos intimistas no Projeto 12:30 Acústico e participações em outros eventos da UFSC, como a Semana de Ensino, Pesquisa e Extenção. No entanto, a iniciativa do Departamento Artístico Cultural (DAC) não se limita apenas ao espaço do campus universitário.
Através de um de seus desdobramentos, o Intercambio Catarinense, foram promovidos cinco shows musicais em escolas da Grande Florianópolis, dando continuidade a uma iniciativa que já foi bem sucedida em anos anteriores.
Há quase 15 anos que o gramado em frente ao CCE se estabeleceu como ponto de encontro para quem, às quartas-feiras, quer aproveitar o horário entre os turnos de aula para dar uma olhada no “doze e trinta”. Com apresentações semanais desde 1993, o Projeto 12:30 faz parte do cotidiano da UFSC. A variedade de estilos musicais e expressões artísticas que subiram ao palco da Concha Acústica neste ano exprimem a intenção do projeto de estar sempre com as portas abertas a grupos e artistas interessados em participar, independentemente de sua consagração no meio artístico.
Entre março e dezembro de 2007, houve de tudo um pouco: do jazz instrumental ao rock clássico, do maracatu ao reggae jamaicano, passando pela MPB e ate música eletrônica. Exemplo desta diversidade foi a apresentação do grupo vocal Andara no dia 14 de novembro. Sob admiração e aplausos intensos do público as cantoras deste conjunto – que alia dança, instrumentos de fabricação própria – ofereceram um universo musical de belas canções folclóricas. Outras grupos formados recentemente em Florianópolis também aproveitaram o espaço oferecido pelo Projeto 12:30 para divulgarem seu trabalho. Foi o caso da banda de black music Max D` Black, que fez seu show inaugural na UFSC e cativou os ouvintes com uma sonoridade de Soul/Funk.
Um momento marcante em 2007 foi a apresentação da dupla de violonistas Pedro Braga e Luiz Chaffin, com o espetáculo “Com a Corda Toda”. O espetáculo é integrante do projeto Concertos Universitários que leva os músicos a se apresentarem em vários estados do Brasil e sua passagem em Florianópolis se deu na Concha Acústica. No palco do Projeto 12:30 também foram encenados alguns espetáculos do 1º Festival Internacional de Teatro de Animação, realizado entre os dias 20 e 24 de junho na capital catarinense. O grupo brasiliense “Mamulengo Presepada” e o gaúcho “Companhia Gente Falante” levaram o teatro de bonecos e muita animação à platéia.
O Projeto 12:30 Acústico, criado para abrigar shows mais intimistas, trouxe uma novidade em 2007: passou a ser realizado toda quinta-feira, alternando o já tradicional palco do Teatro da UFSC com o auditório do Centro de Convivência, graças à parceria firmada com a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis. Aqui também houve diversidade: da dança do ventre – encenada pelo grupo Femynina para um Teatro lotado – ao violonista de Flamenco Felipe Coelho que recentemente se estabeleceu em Florianópolis. Felipe teve a oportunidade de se apresentar duas vezes no Projeto 12:30 Acústico, sendo que na segunda, foi acompanhado pelo flautista Christian Faig. Essa mesma dupla, assim como outras três bandas que participaram do Projeto 12:30, teve a oportunidade de participar do Intercâmbio Catarinense. Esta atividade, possível graças aos recursos do edital Pró-Extensão, leva artistas da região a escolas públicas da Grande Florianópolis.
Existindo há cerca de cinco anos, a iniciativa busca acender o interesse pela cultura, proporcionando não só um show musical no ambiente escolar, mas também um diálogo, um bate papo descontraído entre alunos e músicos – quebrar um pouco este ar místico que por vezes envolve a arte. Em 2007, o Intercâmbio Catarinense visitou cinco escolas e contou com a participação das bandas Old, Newaska e Projeto AMP, além do duo instrumental Felipe Coelho e Christian Faig.
O Projeto 12:30 é realizado pelo DAC – Departamento Artístico Cultural, vinculado à Pró- Reitoria de Cultura e Extensão da UFSC e apresenta semanalmente, as quartas-feiras, ao ar livre na Concha Acústica, e as quintas-feiras, no Projeto 12:30 Acústico, no Teatro da UFSC ou no auditório do Centro de Convivência (com apoio da PRAE), atrações de cunho cultural, grupos de música, dança e teatro.
As atividades do Projeto 12:30 retornam em março de 2008, após o reinício do período letivo na UFSC. Artistas ou grupos interessados em participar do projeto devem entrar em contato com o DAC através dos telefones (48) 3721-9348 / 3721-9447 ou por e-mail, enviando mensagem para projeto1230@dac.ufsc.br
Por Manfred Matos/ bolsista de Curso de Jornalismo/ Assessoria de Imprensa DAC