Projeto da UFSC utiliza o italiano como forma de observar o meio ambiente
Quem tem boca vai a Roma? Não, “Quem tem boca vaia Roma” é a expressãocorreta e, mais correto ainda, é o provérbio em italiano, “Chi ha la lingua va in Sardegna” (“Quem tem a língua vai à Sardegna”). E a língua italiana é o centro das atenções de um estágio desenvolvido como parte da disciplina de Prática de Ensino em Língua Estrangeira, do curso de Licenciatura em Língua e Literatura Italianas da UFSC, sob a supervisão da professora Cristiana Tramonte, com as alunas Anna Fracchiolla e Maria Lídia Pereira, em 16 encontros de 32 horas/aula.
O projeto foi desenvolvido na Escola de Educação Básica Padre Anchieta, no bairro Agronômica, com alunos do período da tarde, ensino fundamental e 1º ano do ensino médio. Foram realizadas atividades como oficina de papel reciclado, confecção de cartazes bilíngües para a conscientização dos estudantes, entre outras atividades.
A idéia principal foi a de descobrir a língua italiana ao observar, conhecer e utilizar a importância do léxico relacionado à reciclagem, ao lixo e à ecologia, criando interação entre os alunos ao trocar idéias um com o outro, percebendo dessa forma a o valor beneficiário da reciclagem inserida na realidade socioambiental, comparando diferenças nesse campo entre a língua materna e a língua estrangeira estudada.
O projeto também proporcionou o contato com a música italiana, e fez com que se aplicasse o conhecimento das cores das lixeiras relacionadas cada uma com o material de seleta e reciclagem no Brasil e na Itália, estudando as variadas formas dos materiais
utilizados, analisando sua composição e verificando seus componentes residuais – lixo – de freqüente hábito no ambiente doméstico.
Foram elaborados jogo(s) educativo(s), como o “il gioco dell’oca”, com os estudantes aprendendo de forma lúdica a ação ecológica exata a ser aplicada no cotidiano. Os alunos também estudaram os números e os pesos através das estatísticas, como a produção de lixo individual na Itália e no Brasil.
Os contatos da escola são os coordenadores Ricardo (tarde) e Cida manhã), através do telefone 3228 – 0005. Mais informações com Lídia pelo fone 3721-9408(tarde) e Anna pelo telefone 3233-0673.