Presidente da Fapesc cumpre último compromisso acadêmico
O ex-reitor da UFSC, Diomário Queiroz, encerra sua carreira acadêmica nesta quinta-feira (20/12). Ele se aposentou como professor há dois anos, mas continuou a orientar dissertações de mestrado e teses de doutoramento, como a que foi apresentada às 14h desta sexta-feira, no anfiteatro A da Engenharia de Produção.
Intitulada ´Proposta de um modelo de gestão por processo para unidades de produção familiar e agroindústria que atuam no contexto de cooperação agrícola`, a tese foi desenvolvida ao longo de 6 anos pela professora universitária Cássia Regina de Lima. Ela fez um estudo de caso na Associação dos Agricultores Ecológicos das Encostas da Serra Geral, situado em Santa Rosa de Lima, para onde fez cinco viagens.
Cássia afirma ter convidado para orientador o presidente da FAPESC (Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina) pela segunda vez, pois o professor Diomário já havia orientado sua dissertação de mestrado: “Agora ele me ajudou na parte de desenvolvimento do modelo, na fundamentação teórica e outros aspectos.”
Diomário Queiroz atuou no Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC desde julho de 1972 e nele orientou mais de cem trabalhos de pós-graduação. Também foi professor na ESAG (Escola Superior de Administração e Gerência da Universidade do Estado de Santa Catarina e no Institut d`Etude du Développement Economique et Social, Université de Paris I – Sorbonne.
Presidiu a ANDIFES (Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior), a FEESC (Fundação de Ensino de Engenharia em Santa Catarina) e o Conselho Editorial da Editora da UFSC, por citar alguns cargos exercidos na administração universitária.
Foi Secretário de Estado da Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina e Diretor Geral da FUNCITEC (Fundação de Ciência e Tecnologia do Estado de Santa Catarina), cujo nome passou a ser FAPESC. Atualmente ocupa a presidência desta Fundação.
“Paralelo às minhas atividades na administração pública, nos últimos 3 anos participei de cerca de 30 defesas de dissertações e teses. Amanhã cumpro o último compromisso acadêmico”, conclui.
Mais informações: 3215 1208
Por Heloisa Dallanhol / Fapesc