Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica lança revista Alexandria

04/12/2007 07:56

Trazendo na capa um desenho do artista Rodrigo de Haro, inspirado no quadro Santa Catarina de Alexandria, de Caravaggio, está disponível a primeira edição da revista eletrônica Alexandria. Publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC, seu nome é uma referência à cidade histórica de Alexandria. Assim, a proposta faz referência à cidade que abrigou a maior biblioteca da antiguidade e à patrona de várias profissões ligadas ao conhecimento e ao ensino.

O principal objetivo da revista é divulgar trabalhos de pesquisa na área de ensino de ciências e de matemática. Nove artigos compõem o primeiro número, que conta com a participação de pesquisadores do Brasil e do exterior. A edição também faz uma homenagem à memória da professora Terezinha de Fátima Pinheiro, que faleceu em junho de 2007.

A revista traz artigos teóricos, empíricos, aplicados ou de revisão, com foco nas implicações sociais da ciência e da tecnologia, direcionados para o desenvolvimento da cidadania e para a teoria e prática que caracterizam o ensino das ciências. Isso inclui todos os níveis e fases da educação, tanto formal como não-formal, bem como a formação inicial e continuada de professores.

A equipe já está aceitando a submissão de artigos para publicação a partir do segundo número, em julho de 2008. As propostas devem ser enviadas ao e-mail EditorAlexandria@hotmail.com. O mesmo endereço pode ser utilizado para o envio de críticas, comentários e sugestões. Nos primeiros dois anos a publicação será apenas digital e estão previstos três números por ano. Os critérios e normas para publicação estão no site da revista.

Entrevista

O editor da Revista Alexandria, professor Arden Zylbersztajn, fala do surgimento da publicação e da expectativa na divulgação científica e no intercâmbio de pesquisas entre instituições de ensino nacionais e internacionais.

– Quando pensaram na publicação, qual a expectativa da equipe? Que marca buscam deixar com Alexandria?

Arden: Esperamos editar uma revista que se constitua em referência de qualidade acadêmica, e que tenha abrangência nacional e internacional (pelo menos nos países de língua portuguesa e espanhola), tanto no que diz respeito aos leitores quanto autores. Também quisemos inovar na apresentação da revista, tornando-a visualmente bonita.

– O foco na educação socialmente contextualizada, principalmente na área de educação científica e tecnológica, é algo de extrema importância para o nosso país. A revista busca também atingir outros profissionais da educação incentivando a capacitação dos mesmos para esta área?

Arden: A revista tem como público-alvo pesquisadores e alunos de pós-graduação, principalmente mestrado e doutorado em nossa área de atuação. Isto não significa que outros profissionais, como docentes universitários e professores do ensino fundamental e médio não possam tirar proveito dos artigos publicados. Assim como educadores não voltados especificamente para o ensino das ciências e da tecnologia. Até porque, o ensino em tais áreas não pode ser dissociado do currículo como um todo, algo que está claro, pelo menos nos parâmetros curriculares para o ensino fundamental e

médio. E por conseqüência para a formação de professores nas

licenciaturas.

– Qual será a próxima etapa após os dois anos de revista digital?

Arden: Daqui a dois anos vamos avaliar se passamos a publicar também em papel, ou mantemos apenas a edição on-line. A resposta vai depender de vários fatores: nível de aceitação da revista, possibilidade de financiamento e, sobretudo, de como estiver a situação das revistas acadêmicas impressas, ou seja, o apoio para este de tipo de periódico.

Saiba Mais

A Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica

O projeto de mestrado e doutorado foi aprovado pela Capes em dezembro de 2001, sob a responsabilidade do Centro de Ciências Físicas e Matemáticas e do Centro de Educação. A pós-graduação ainda conta com docentes do Centro de Ciências Biológicas e do Centro Tecnológico.

O objetivo principal é desenvolver atividades de ensino e pesquisa que englobem a relação entre educação e ciência, especificamente o domínio das estruturas de pensamento exigido pela ciência e pela tecnologia e sua inserção na sociedade brasileira para promover um ensino mais adequado.

A prioridade das atividades é o ensino formal em seus vários níveis. Mas, o ensino formal não terá caráter exclusivo, sendo estudado também os processos informais de aquisição da cultura científica e tecnológica.

O programa prioriza a formação de educadores e pesquisadores capazes de entender a produção da ciência e suas formas de socialização, além da dinâmica social da ciência e tecnologia e a contextualização do seu ensino.

Já são cerca de 50 trabalhos concluídos, entre dissertações e teses e ainda seminários discentes e outras produções científicas de alunos e professores.

Informações sobre a Revista Alexandria com o professor Arden Zylbersztajn: 3233 5325

Informações sobre a pós-graduação: 3721 9072 – ramal 218 e pelo site www.ppgect.ufsc.br/index.htm

Por Fernanda Rebelo / Agecom