Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC expõe presépios em cerâmica

07/12/2007 11:19

O Núcleo de Estudos Açorianos (NEA/UFSC), através do projeto Saber Fazer, inaugura nesta terça-feira, dia 11, a exposição “Presépios em Cerâmica Figurativa”, de Marco Matos e Van Fraz, do Ateliê Terra Brasilis, município de São José. A abertura acontece às 16h30, no Hall do NEA. A visitação acontece de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 17h, de 12 a 28 de dezembro, e de 7 a 29 de fevereiro de 2008.

O projeto Saber Fazer tem como proposta estimular as práticas artesanais tradicionais desenvolvidas pelos descendentes de açorianos no litoral catarinense, buscando elevar a auto-estima desses habitantes, reafirmando o indivíduo e a coletividade.

Cursos são oferecidos pelo NEA aproveitando o saber dos artesãos tradicionais que repassam as técnicas aos mais jovens; também orientamos para a melhoria da apresentação e embalagem do seu produto com objetivo de agregar valor a sua produção.

Estimula produtores do artesanato de referência, ligados aos modos de vida do seu lugar, ao uso de matérias primas disponíveis na região e aos conhecimentos transmitidos pelos mais velhos através do ensino informal.

Com os cursos promovidos pelo NEA e a valorização do produtor artesanal, muitos têm se dedicado a esta arte, exemplo disso são os dois artesãos que estarão expondo, demonstrando o saber fazer e também comercializando seus produtos no espaço Cultural do NEA.

O Núcleo de Estudos Açorianos da UFSC convidou os artesão Van Franz e Marco Matos para mostrarem seu trabalho e sua arte na próxima exposição. Eles são os responsáveis pelo Ateliê Terra Brasilis (cidade de São José) onde trabalham vários aspectos da Cultura açoriana representados em argila (festa do Divino, pão por Deus, olaria, etc.), oferecendo também cursos e oficinas com estas técnicas para os interessados.

Durante o período que a exposição estiver montada, os visitantes poderão ver como é o processo de produção da cerâmica figurativa e comprar estes produtos a um preço bem mais em conta, pois a comercialização será feita diretamente pelos produtores.

Esta exposição é mais uma iniciativa do NEA/UFSC na valorização e preservação da herança dos descendentes açorianos aqui no estado catarinense.

Presépios:

A palavra presépio significa “um lugar onde se recolhe o gado”, estrebaria, mas também é a designação dada a representação artística do Nascimento de Jesus Cristo. A memória do nascimento do filho de Deus tem sido celebrada entre os cristãos desde o final do século III, quando peregrinos se dirigiam à Gruta de Belém. Mas, a sua representação surgiu a partir da primeira manifestação teatral idealizada por São Francisco de Assis em 1223 em Greccio, na Itália, também chamada de Presépio Vivo. O costume se difundiu e a partir de 1700, se consagrou em Nápolis. Daí surgiu competições e os presépios passaram a ter um enorme realismo obtido pela humanização das cenas e pessoas que representavam os costumes da época.

Alguns historiadores também afirmam que as pinturas e os mosaicos no interior das igrejas e templos do século VI, serviram de base para todos os tipos de representação da natividade, quer no teatro ou nas artes plásticas.

No Brasil, os presépios foram introduzidos entre os séculos XVII e XVIII, difundidos por padres jesuítas portugueses, franceses e espanhóis com a intenção de catequizar. Estes modelos europeus serviram de base para cópias ou inspiração para representações mais peculiares e desde então as formas mais variadas e criativas têm sido exploradas.

Os artistas plásticos e artesãos Van Franz e Marcos Matos, do ateliê de cerâmica Terra Brasilis, comprometidos com o enaltecimento da cultura açoriana, prepararam presépios em cerâmica para a exposição “Presépios em Cerâmica Figurativa”. Poderá ser feito o contato com os artistas pelo telefone 3035-3401.

SERVIÇO:

Local: Espaço Cultural do NEA/UFSC

Abertura: 11 de dezembro de 2007, às 16h30min

Período: 12/12 a 28/12/2007 e de 7 a 29/2/2008, de

segunda a sexta feira, das 9h às 12h e 14h às 17h

Promoção: Universidade Federal de Santa Catarina – Pró-Reitoria de Cultura e Extensão

Fonte: NEA

Realização: Núcleo de Estudos Açorianos/UFSC

Informações: 37218605 Jussara; 99828938 Joi ou www.nea.ufsc.br