João Bosco e PianOrquestra se apresentam no Centro de Cultura e Eventos da UFSC

04/12/2007 16:49

Nos dias 5 e 6 de dezembro (quarta e quinta-feira) a caravana 7 do Projeto Pixinguinha 2007, com João Bosco e PianOrquestra, chega a Florianópolis, para shows no Centro de Cultura e Eventos da UFSC. O patrocínio é da Petrobras.

João Bosco se apresenta ao lado de Kiko Freitas (bateria), Ney Conceição (baixo) e Nelson Faria (guitarra), enquanto o grupo PianOrquestra toca, simultaneamente, um mesmo piano. A caravana estreou em Vitória e, depois de Florianópolis , segue para São Paulo, Porto Alegre e Rio de Janeiro – onde grava o espetáculo em vídeo. Até o fim fevereiro haverá mais 9 caravanas.

O Projeto Pixinguinha foi criado em 1977 por Hermínio Bello de Carvalho – a partir de outro projeto cultural, o Seis-e-Meia, que Albino Pinheiro criou no Rio de Janeiro e o chamara para coordenar. Duplas como João Bosco e Clementina de Jesus, Ivan Lins e Nana Caymmi, Simone e Suely Costa, Paulinho da Viola e Canhoto da Paraíba, Nara Leão, Camerata Carioca e Radamés Gnattali e Edu Lobo e o então estreante Boca Livre percorreram o Brasil e muitas cidades os viram ao vivo pela primeira vez. O Pixinguinha foi interrompido nos anos 90 e retomado pela Funarte em 2004, desde então com o patrocínio da Petrobras.

Na comemoração dos 30 anos do Projeto Pixinguinha, Hermínio Bello de Carvalho foi convidado para ser o curador e sugeriu o registro em vídeo dos 16 espetáculos, que farão parte da memória da música brasileira. A direção do show desta caravana é de Luis Felipe de Lima.

Compositor, cantor e violonista, João Bosco lançou seu primeiro disco em 1972, um compacto encartado no jornal O Pasquim: Agnus Sei de um lado e Águas de Março, de Tom Jobim, do outro. Antes, conhecera dois parceiros essenciais: Vinicius de Moraes – com quem compôs Rosa dos Ventos, Samba do Pouso e O Mergulhador, entre outras músicas – e Aldir Blanc, – com quem tem mais de uma centena de parcerias, entre elas, clássicos como O Bêbado e a Equilibrista, Bala com Bala e Falso Brilhante , lançados por Elis Regina.

Em 34 anos de carreira, o mineiro (de Ponta Nova) radicado no Rio de Janeiro lançou mais de 25 álbuns, incluindo um songbook de 3 volumes. Em 2003, para comemorar os 30 anos a serviço da música brasileira, lançou o CD Malabarista do Sinal Vermelho, que ganhou elogiosas críticas da imprensa.

Ao completar 60 anos de idade, em 2006, lançou seu primeiro DVD, João Bosco Ao Vivo – Obrigado, Gente!, com sucessos das décadas de 70, 80 e 90 como Memória da Pele, Desenho de Giz e Papel Maché. Veja mais informações em www.joaobosco.com.br

O grupo PianOrquestra surpreende o público com sua performance. Os cinco integrantes – Claudio Dauelsberg, Gisele Sant`Ana, Priscila Mattos, Marina Spoladore e Maira Freitas -, tocam, simultaneamente, um mesmo piano.

Resultado de anos de pesquisa de Cláudio Dauelsberg, pianista que já tocou com Plácido Domingo, Toots Thielemans, Chick Corea, Márcio Montarroyos, Hermeto Pascoal e Jacques Morelenbaum, o PianOrquestra foi criado em 2003 para inovar utilização do instrumento e explorar os timbres e sonoridades de dez mãos em um piano. Com luvas, correntes de metal, baquetas e até sandálias havaianas, reproduzem – sem qualquer efeito eletrônico – sons similares a contrabaixo, guitarra, cavaquinho, além dos mais variados timbres percussivos. O repertório fica entre o erudito e o popular, passeando por Heitor Villa-Lobos, Claudio Santoro e Milton Nascimento e por ritmos como samba, coco, maracatu e ciranda.

Em 2007 chegou às lojas PianOrquestra – Dez Mãos e Um Piano Preparado, DVD de estréia com patrocínio da Petrobras. Optando pela mídia audiovisual, os cinco integrantes mostram, com projeção de vídeo e iluminação cênica, o rigoroso sincronismo em performance inovadora que o público do Projeto Pixinguinha 2007 verá.

Mais informações em www.pianorquestra.com.br

FUNARTE – PROJETO PIXINGUINHA 2007

Quarta e quinta-feira, 5 e 6 de dezembro de 2007 – 19h

Centro de Cultura e Eventos da UFSC

Campus Universitário da UFSC – Auditório Garapuvu – Trindade

Capacidade: 1317 lugares – Classificação: Livre

Ingressos à venda no local:R$ 5,00 e R$ 2,50 (estudantes e idosos)

Uma parceira Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, Fundação Catarinense de Cultura e Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Assessoria de Imprensa Projeto Pixinguinha

Debs Produções Mary Debs / Alessandra Debs

( 21 – 2255-0285 /3208-2093 / 9763-6133 / 8106-7804

madebs@terra.com.br / a.debs@terra.com.br

Obs: Postada às 14h de 5/12

Ingressos esgotados para os dois dias.