HU supera mais um desafio e inaugura tomógrafo computadorizado

Equipamento servirá também ao ensino
Dentro de um projeto de reforma da Radiologia, também foi inaugurada uma sala que abrigará a futura ressonância magnética do hospital, cuja aquisição depende de uma ação política do governo do Estado. Na solenidade de inauguração estiveram presentes, entre outros, representantes dos três principais apoiadores que viabilizaram a aquisição do tomógrafo – o governo estadual, a Associação Catarinense de Imprensa (ACI) e a Associação de Amigos do Hospital Universitário (AAHU). O governador Luiz Henrique, que estava inaugurando uma rodovia na região Oeste, e o reitor Lúcio José Botelho, que na terça-feira lançou a pedra fundamental no campus da UFSC em Curitibanos, enviaram representantes para a solenidade.
O Serviço de Radiologia do HU já vinha realizando 20 tomografias diárias, em regime de treinamento, que se somavam aos cerca de 1.500 exames feitos todos os dias nas unidades de raio-X, ultra-som, mamografia e outros, segundo o chefe do setor, Luiz Felipe Nobre. Com 300 leitos, o hospital atende a 350 mil pacientes por ano, mas contando com acompanhantes, servidores e alunos que fazem suas aulas no HU o fluxo anual é superior a um milhão de pessoas.

Fotos:Jones Bastos / Agecom
“Tornando-se um centro de excelência, ele formará profissionais de alta qualidade e dará o melhor atendimento ao público, o que é fundamental também para o êxito das propostas terapêuticas”, complementou o diretor. Graças a mecanismos modernos de gestão, o hospital conseguiu investir R$ 20 milhões em recursos próprios na melhoria das condições de trabalho e atendimento nos últimos anos. No caso do tomógrafo, a participação em um leilão internacional permitiu que a casa de saúde obtivesse um deságio de 20% no preço em relação ao que seria pago pelo equipamento no Brasil.
Antes do descerramento das placas, o hospital homenageou o presidente da Associação dos Amigos do HU, Narciso Policarpo, e o jornalista Moacir Pereira, ex-presidente da Associação Catarinense de Imprensa. A AAHU vem sendo uma importante parceira do hospital, ajudando a captar recursos e adquirir equipamentos para melhorar o trabalho interno e o atendimento ao público.
Paulo Clóvis Schmitz/Jornalista da Agecom
Mais informações com o diretor do HU, Carlos Alberto Justo, fone 3721 9163 / 3721 9164