Curso prepara para estruturação de núcleos de inovação tecnológica
A UFSC sediou de 3 a 6 de dezembro um curso de estruturação de núcleos de inovação tecnológica. A capacitação é oferecida pela Agência de Inovação da Universidade Estadual de Campinas, por meio do projeto InovaNIT, que tem apoio da Finep. O objetivo central é contribuir para a estruturação e desenvolvimento de Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) em instituições de ciência e tecnologia.
O curso sediado na UFSC foi o quarto de um total de seis que serão ministrados nas cinco regiões do país, com a colaboração do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec) e universidades locais. Em Florianópolis contou com apoio do Departamento de Propriedade Intelectual da UFSC.
A capacitação foi estruturada em quatro módulos, oferecidos na modalidade semipresencial. As aulas foram ministradas com o apoio do ambiente de ensino a distância TelEduc1, para a interação entre os participantes e a equipe de capacitadores, para leitura prévia às aulas e disponibilização do material utilizado nas apresentações.
Introdução aos fundamentos teóricos e práticos para a institucionalização de um Núcleo de Inovação Tecnológica, com ênfase nas diretrizes, normas e procedimentos fundamentais para a implantação, assim como para a gestão e organização inicial, foi um dos assuntos abordados. A capacitação também incluiu formação sobre conceitos e aplicações de planejamento estratégico – missão, visão, objetivos, plano de ação, indicadores; identificação de oportunidades de mercado e planejamento de atendimento, entre diversos outros assuntos.
A coordenação foi de Marli Elizabeth Ritter dos Santos (doutora em Ciências da Administração pela Universidade Nacional Autônoma do México, coordenadora do Escritório de Transferência de Tecnologia e professora da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia, ambas na PUC/RS) e de Patricia Tavares Magalhães de Toledo (doutoranda em políticas científicas e tecnológicas pela Unicamp, coordenadora do Projeto InovaNIT e responsável pelo planejamento estratégico da Agência de Inovação Inova Unicamp).
O professor Luiz Otávio Pimentel, doutor em Direito, professor de Contratos e Propriedade Intelectual nos programas de Mestrado e Doutorado em Direito e Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC, diretor do Departamento Propriedade Intelectual, foi um dos capacitadores.
Mais informações:
– Cuso de Esruturação de Núleos de Iovação Tecnológica
– Departamento de Propriedade Intelectual
Por Arley Reis / Agecom