Voto nesta terça-feira: na chapa 2, pelo Movimento ´A UFSC do Século XXI`
Alvaro Prata e Carlos Alberto Justo da Silva
Nesta terça-feira, 13 de novembro, a comunidade universitária define o futuro da UFSC. E neste momento em que temos a possibilidade de escolha de uma nova administração para a universidade, reafirmamos os valores, ideais e desafios da candidatura PRATA-PARANÁ para a concretização do movimento ´A UFSC do Século XXI`.
Nosso pressuposto é de que se hoje a UFSC está entre as melhores e mais importantes universidades do país é porque contamos com o esforço de todos os segmentos da comunidade universitária. Contudo, hoje nos falta um projeto acadêmico e administrativo que aponte novos caminhos e metas, nos capacite e dê condições de seguir avançando.
A pergunta lançada no Manifesto do movimento ´A UFSC do Século XXI`, no início do trabalho de nossa candidatura, é se estamos preparados para os desafios e as oportunidades neste início de século. Em nosso entendimento, precisamos de um projeto que oriente o planejamento da UFSC e sensibilize a comunidade para o engajamento no trabalho por uma UFSC moderna, dinâmica, sensível aos anseios da comunidade universitária e da sociedade.
Parte de nossas propostas para seguir este caminho estão sintetizadas no Plano Estratégico ´A UFSC do Século XXI` (www.seculoxxi.ufsc.br/), lançado para mostrar nossos propósitos e para receber as contribuições e o respaldo da comunidade universitária.
Neste Plano estão linhas de ação, objetivos e estratégias que mostram como vamos trabalhar por uma universidade Livre, Culta, Atuante, Acadêmica e de Qualidade, Bem Administrada e Planejada, Internacionalizada, Democrática e Plural, Autônoma e Ousada.
Pensamos que a comunidade universitária deve esperar que uma reitoria digna da nossa ´UFSC do Século XXI` tenha um projeto político-acadêmico que valorize o ensino tanto em nível de graduação como de pós-graduação, que incentive a pesquisa e que projete a universidade no cenário acadêmico nacional e internacional. Esse é nosso comprometimento, claramente expresso no Plano Estratégico.
Queremos constituir uma reitoria que seja agressiva na obtenção de verbas do governo federal e de órgãos de financiamento internacional. Que tenha competência na busca de parcerias com a sociedade civil e o setor produtivo. Uma administração que gerencie os recursos com transparência e de acordo com os objetivos da universidade pública. Queremos fazer uma administração que dê condições às fundações de retomarem suas atividades de forma transparente e eficiente – para que atuem como estruturas de suporte a uma universidade dinâmica e criteriosa na realização de parcerias com a sociedade. Defendemos uma administração que elabore e execute seu planejamento com a participação da comunidade universitária.
Queremos fazer uma administração que represente com distinção e notoriedade a UFSC perante a sociedade e contribua para aumentar a sua presença nas decisões nacionais. Uma administração que consolide a UFSC como uma das grandes universidades da América Latina, com ensino e pesquisa relevantes e de qualidade, que nada deixe a desejar às grandes universidades do mundo.
Estas são as razões que movem quem apóia a candidatura PRATA-PARANÁ – um apoio que se fortaleceu e se multiplicou. A comunidade universitária está envolvida, espalhando a “onda prateada”, que informa, debate, dialoga, planeja, anseia por uma universidade cada vez mais forte. Na véspera da eleição, ressaltamos a importância de sua participação neste processo democrático e contamos com o seu voto na chapa 2, para que juntos possamos trabalhar por uma universidade de excelência, uma UFSC digna do século XXI.