Teatro da UFSC apresenta “A Maldição do Vale Negro”
O grupo de alunos da Oficina de Teatro para Adolescentes, do Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC), apresenta neste sábado, dia 24, às 17h, no Teatro da UFSC, a pré-estréia da peça “A maldição do Vale Negro”, de Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes. A peça será dirigida por Nastaja Brehsan e encenada pelos 14 alunos da oficina. Outras apresentações vão acontecer nos dias 27 e 29 de novembro e 4 de dezembro, às 16 horas, também no Teatro da UFSC. Gratuitas e abertas ao público, as apresentações também serão dirigidas para as escolas públicas de ensino médio de Florianópolis.
O texto de Caio Fernando de Abreu e Luiz Arthur Nunes, publicado na década de 80 é marcado pela paródia de melodrama com seus exageros clássicos: maldições, personagens ingênuos e sedutores. A história da peça se passa na França de 1834, no castelo dos Belmont, uma tradicional linhagem de nobres que esconde nos recintos do castelo, um passado de mistérios.
A oficina é coordenada por Zélia Sabino, do Departamento Artístico Cultural da UFSC, com apoio do Edital Pró-Extensão da UFSC. A motivação para encenar a peça, que remete ao melodrama surgido após a Revolução Francesa, foi o desejo de trabalhar com histórias de castelos mal-assombrados, de mocinhas e mistérios. Pode-se perceber que estes elementos ainda despertam o interesse nos jovens.
Sobre a Oficina de Teatro para Adolescentes
O projeto é realizado desde 1987, com a finalidade de promover o intercâmbio artístico-cultural entre a Universidade e a Comunidade. A programação da Oficina de Teatro consiste na preparação de adolescentes, na faixa etária de 13 a 20 anos, para o exercício teatral. A partir da iniciação do aluno-ator no jogo teatral e a sua participação na investigação do texto dramático, são montadas peças teatrais para serem apresentadas nas escolas públicas de Florianópolis, em eventos culturais, festivais e mostra de teatro.
A produção teatral com os adolescentes envolve o fazer e apresentar, e a formação do público infanto-juvenil – apreciar e avaliar o texto teatral. As aulas envolvem a investigação do espaço cênico, a pesquisa do movimento corporal nesse espaço, a expressão vocal e rítmica do aluno-ator, que também participa da investigação dos elementos que compõem o cenário, o figurino, a iluminação e a sonoplastia pertinentes à produção teatral.
Os espetáculos que são apresentados nas escolas, em eventos culturais e festivais, vêm promovendo a troca de experiência entre os adolescentes e a comunidade, além de contribuir para a formação do público infanto-juvenil. Assim, a oficina também contribui com a atividade artístico-cultural nas escolas e na comunidade, e possibilita o intercâmbio de experiências entre os adolescentes.
SERVIÇO:
O QUÊ: Apresentação da peça teatral “A maldição do Vale Negro”, de Caio Fernando Abreu e Luiz Arthur Nunes, pelo grupo da Oficina de Teatro para Adolescentes, do DAC-UFSC.
QUANDO: A pré-estréia acontece neste sábado, 24 de novembro, às 17 horas. As demais apresentações nos dias 27 e 29 de novembro e 4 de dezembro, sempre às 16 horas.
ONDE: Teatro da UFSC (ao lado da Igrejinha), Praça Santos Dumont, Campus Trindade.
QUANTO: Gratuito e aberto ao público em geral.
CONTATO: zeliasabino@hotmail.com ou (48) 3721-9348
Fonte: Lucas Sarmanho – Bolsista Acadêmico de Jornalismo – Assessoria de Imprensa do DAC-PRCE-UFSC.