Rita Eger, ex-professora da UFSC, inaugura exposição

26/11/2007 14:31

De grãos de areia a pó de mármore, de pequenas pedras a pedaços de terra, todos os materiais se transformam em arte nas obras de Rita Eger. A artista, que atuou como professora da UFSC por 26 anos, apresenta a exposição “Desdobramentos”, no Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE, a partir desta terça-feira, 27. São pinturas com relevos suaves, marcadas por tonalidades fortes, que surpreendem pela expressividade das cores.

“Desdobramentos” traz 20 telas da artista produzidas nos últimos dois anos que mostram a sua versatilidade na composição dos quadros. “O nome da exposição traduz o que tento realizar em minhas obras; utilizar materiais inesperados que acrescentem volume às obras”, afirma. Sejam figuras abstratas ou desenhos, todas as telas apresentam movimentos naturais, uma característica do trabalho de Rita.

Para Yara Bianchini, professora de artes visuais e crítica de artes plásticas, as obras refletem uma pintura dinâmica, capaz de instigar o espectador a compor e depurar as imagens. “O trabalho de Rita revela uma profusão de formas fragmentadas e nos coloca no limiar do corpo, em um momento de contraponto entre a razão e a emoção”, observa Yara.

Mundo paralelo

Nascida em Itajaí, Rita sempre cultivou interesse pelas artes. Freqüentou cursos de aquarela, acrílico, textura e materiais, além de ter participado de diversas exposições com outros artistas catarinenses, muitas delas na Galeria da UFSC,no Centro de Convivência.

No entanto, as artes visuais são somente uma parte do “mundo paralelo” de Rita, segundo suas palavras. Ela é pós-graduada em Matemática e trabalhou como professora de Cálculo dos cursos de Engenharia da UFSC desde 1977. Também auxiliou em projetos de educação a distância em Santa Catarina e na Bahia.

“Tudo começou com as oficinas promovidas pelo Departamento Artístico Cultural da UFSC (DAC). Lá aprendi a desenvolver minha paixão pelas artes”, relembra. Desde o ano passado, Rita trocou o quadro pelas carteiras e experimenta novamente a sensação de ser aluna, agora do Centro de Artes (Ceart) da Udesc. A pintura foi a forma que encontrei para me abstrair dos números e provar novas sensações”,conta.

A exposição ficará no Espaço Cultural Governador Celso Ramos (BRDE) até 14 de dezembro. O espaço funciona das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e a entrada é gratuita.

SERVIÇO

O QUÊ: Exposição “Desdobramentos”, de Rita Eger.

QUANDO: Visitação de 27 de novembro a 14 de dezembro, das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira.

ONDE: Espaço Cultural Governador Celso Ramos – BRDE, Av. Hercílio Luz, 617, Centro, Florianópolis.

QUANTO: Gratuito e aberto ao público.

CONTATO: Rita Eger – (48) 9961-6797; Estela Ramos – Espaço Cultural -(48) 3221-8100; BRDE – Nancy Dutra – nancy.dutra@brde.com.br ou (48) 3221-8121

Fonte: Assessoria de Comunicação – BRDE, com apoio do DAC-PRCE-UFSC.