Restaurante Universitário recebe consultoria da Empresa Júnior de Engenharia de Produção da UFSC
Com o objetivo de aumentar a precisão do número de refeições a serem produzidas pelo Restaurante Universitário (RU) da UFSC e, assim, evitar o desperdício e/ou a falta de refeições, a Empresa Júnior de Engenharia de Produção (EJEP) da UFSC desenvolveu um modelo para a previsão da demanda diária do restaurante.
Os consultores da EJEP – graduandos do curso de Engenharia de Produção – perceberam que as previsões eram baseadas apenas na experiência dos funcionários da administração e, ao contrário do que ocorria, era necessário um modelo com suporte estatístico e que melhor representasse a situação cotidiana do RU. Para o desenvolvimento do trabalho, iniciado em maio deste ano, a EJEP contou com a orientação do Núcleo de Normatização e Qualimetria (NNQ), também do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas (EPS) da UFSC, que auxiliou com técnicas na área de estatística.
Denominado “Regressão Linear Múltipla Dinâmica com Variáveis Artificiais”, o modelo desenvolvido precisava, então, ser adaptado a um programa de fácil utilização para os funcionários que realizam as previsões de compra e produção das refeições servidas à comunidade universitária. De acordo com os consultores da empresa júnior, esta foi a maior dificuldade, mas depois de muito trabalho foi encontrado um programa adequado para o manuseio dos trabalhadores. O próximo passo é realizar um levantamento dos resultados das previsões do RU, no qual espera-se um erro absoluto de somente 5,87%, com relação à demanda real.
Desde 2003, a EJEP realiza trabalhos com o Restaurante Universitário, como estudo de filas, projeto de fábrica, ergonomia e PCP (Planejamento e Controle de Produção). Segundo a equipe da empresa júnior, a constante relação com os funcionários do RU auxilia na conquista de resultados satisfatórios.
Mais informações pelo site www.ejep.ufsc.br.
Cora Ribeiro/ Bolsista de Jornalismo do Nucom (CTC)