Professora da UFSC lança ´Tecnologia e Estética do Racismo: Ciência e Arte na Política da Beleza´

19/11/2007 11:09

Acontece nesta terça-feira, dia 20 de novembro, o lançamento do livro ´Tecnologia e Estética do Racismo: Ciência e Arte na Política da Beleza`, de Maria Bernadete Ramos Flores, professora titular em História Cultural na UFSC. O evento acontece às 19h, no Café Matisse, do Centro Integrado de Cultura, em Florianópolis. O livro também será lançado no dia 22/11, às 17h30, no Hall do CFH da UFSC, junto das atividades do Colóquio 1937. O livro é uma publicação da Argos Editora da Unochapecó.

Sobre o livro

Em ´Tecnologia e Estética do Racismo: Ciência e Arte na Política da Beleza`, Maria Bernardete Ramos Flores nos mostra como, do nascimento da República ao Estado Novo, toda uma maquinaria social se constituiu no Brasil em torno do objetivo de sanear os corpos diagnosticados como doentes. E, na cena em que esse corpo era exposto, a ciência e a arte passaram a ocupar lugar de destaque.

Como nas antigas lições de anatomia, a primeira deveria mostrar nesse corpo os traços de sua deformidade e ensinar os segredos da produção da boa raça e dos corpos perfeitos que curariam toda fealdade. Bastaria à arte receber em seu ateliê esse modelo e traduzi-lo em forma, moldar no barro esse corpo perfeito que anunciaria o futuro do homem brasileiro.

Originalmente publicados em diversos periódicos, os ensaios que compõem esse livro documentam uma década de pesquisas decisivas realizadas por Maria Bernardete Ramos Flores em torno desse assunto. Sua leitura em conjunto testemunha o rigor da pesquisa histórica, o fulgor da criação historiográfica, a densidade de suas reflexões e sua profundidade teórica. Sua leitura ainda nos permite compreender porque as guerras de hoje, encenadas em outros teatros de recontro, não são indiferentes à genealogia das guerras de ontem traçada com maestria pela autora desse livro.

Sobre a autora

Maria Bernadete Ramos Flores é doutora pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, com pós-doutorado pela Universidade Nova de Lisboa e University of Maryland. É professora do Departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina; pesquisadora do CNPq e Titular em História Cultural, além de autora de vários artigos publicados em revistas nacionais e internacionais.

Publicou em 1997, “Farra do Boi – Palavras, Sentidos, Ficções”, pela EdUFSC, “Oktoberfest – Cultura, Festa e Turismo”, pela Letras Contemporâneas. Em 1999, “Povoadores da Fronteira – os casais açorianos rumo ao Sul do Brasil” e, em 2005, “Os espanhóis conquistam a Ilha de Santa Catarina (1777)”, ambos pela EdUFSC. Em 2006, lançou a Coletânea “A Casa do Baile – Estética e Modernidade em Santa Catarina”, pela Fundação Boiteux. Pela Argos, foi co-autora da Coletânea “O beijo através do Atlântico – o lugar do Brasil no Panlusitanismo”, de 2000.

Serviço:

O QUÊ: Lançamento do livro ´Tecnologia e Estética do Racismo: Ciência e Arte na Política da Beleza, de Maria Bernadete Ramos Flores, professora titular em História Cultural na UFSC

QUANDO E ONDE: Dia 20/11, terça-feira, às 19`h, no Café Matisse, do CIC, Avenida Irineu Bornhausen, 5600, Agronômica, Florianópolis-SC. Também no dia 22/11, às 17h30 no Hall do CFH da UFSC

Fonte: [CW] DAC-PRCE-UFSC, Apoio de Divulgação, com material da autora e da editora.