Livro publicado pela EdUFSC discute questões como fome e desnutrição

23/11/2007 12:32

Lançado pela Editora da Universidade Federal de Santa Catarina (EdUFSC), Avaliação Nutricional de Coletividades, de Francisco de Assis, apresenta textos construídos de forma didática abordando métodos diversos de diagnóstico nutricional de populações: antropométricos, clínicos, laboratoriais, dietéticos, demográficos e socioeconômicos. Integrando a Série Nutrição da Editora, o livro aborda diversos aspectos dessa ciência ligada às necessidades primordiais de todos os seres vivos.

Originalmente lançado há 13 anos, Avaliação Nutricional de Coletividades se propõe a ir além do desafio, primeiro, dos nutricionistas e de todos os profissionais engajados na questão alimentar, em nossa sociedade – a de como superar o processo da fome e da desnutrição.

Nessa 4ª edição, revisada e ampliada, Assis, de maneira pedagógica, em sete capítulos, apoiados por 50 tabelas, busca contribuir, também, para o paradoxo do desafio de combater o sobrepeso e a obesidade, que causam doenças como: diabetes, dislipidemias, hipertensão, em uma sociedade onde ainda se morre de fome e desnutrição.

O autor

Nutricionista e professor do Departamento de Nutrição, do Centro de Ciências da Saúde (CCS/UFSC), Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos é doutor em Saúde Pública e está envolvido, atualmente, entre outras pesquisas, em um trabalho sobre avaliação de programa de prevenção de obesidade em escolares; diagnóstico de obesidade e distribuição da gordura em idosos, além de estudar fatores de risco para o desenvolvimento de bulimia e anorexia nervosas em adolescentes de instituições de ensino médio em Florianópolis.

Além de Avaliação Nutricional de Coletividades, publicou Como nasceram meus anjos brancos: A constituição do campo da nutrição em saúde pública em Pernambuco, baseado em sua tese de doutorado.

Avaliação Nutricional de Coletividades

Francisco de Assis Guedes de Vasconcelos

Editora da UFSC – Série Nutrição – 4ª edição

R$ 25,00 – 186 p.

Mais informações pelo fone 3721-9408.

Por Alita Diana/jornalista na Agecom