Inaugurado Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina na UFSC
Na tarde desta quarta-feira, 7/11, foi inaugurado o Núcleo de Santa Catarina da Rede Universitária de Telemedicina (RUTE). A cerimônia aconteceu no Hospital Universitário da UFSC, com a presença do Reitor Lúcio Botelho, do gerente nacional da RUTE, professor Luiz Ary Messina, e do coordenador geral do núcleo de Santa Catarina, professor Aldo v. Wangenheim.
Lúcio Botelho expressou sua satisfação em estar Reitor e poder participar do momento histórico, com a UFSC colocando em funcionamento seu primeiro Núcleo de Telemedicina. Botelho ressaltou a importância da nova tecnologia para servir ao compromisso da Universidade com o País, com a assistência e com a saúde.
O Núcleo da Rede Universitária de Telemedicina na UFSC conta com uma infraestrutura montada em duas salas. Uma destinada a teleaulas no computador, que permite fazer aulas integradas em hospitais, com o professor em uma cidade e os alunos em várias outras acompanhando. A outra sala está organizada para realização de videoconferências, viabilizando a discussão de formas de avaliar tecnicamente um material de ensino, reunindo a Organização Pan-Americana de Saúde com a Universidade Federal de Pernambuco e com a UFSC, por exemplo, sem que nenhum deles precise se deslocar de seu local de trabalho.
A inauguração do Núcleo de Telemedicina da UFSC encerra a primeira etapa do processo de implantação da RUTE, onde 19 universidades montaram a infra-estrutura para integrar-se à Rede. A segunda etapa do processo tem a meta de conectar em torno de 40 instituições.
Além de atender necessidades referentes à formação dos profissionais de saúde, a Rede vai ficar disponível para outros dois projetos: o Programa Telesaúde Brasil, através da oferta de cursos para o grupo do Programa de Saúde da Família, e a Rede Catarinense de Telemedicina, onde a RUTE estará colocando equipamento para exames dos postos de saúde com o laudo saindo da UFSC.
Atualmente as iniciativas beneficiadas pela infra-estrutura fornecida pelo Núcleo de Telessaúde HU/UFSC são: Atenção Básica (Programa Saúde da Família) – Serviços de Segunda Opinião para Atenção Básica, bem como Cursos de Formação/Capacitação à distância dentro do escopo do Programa Nacional de Telessaúde em apoio à Atenção Básica;Tele-radiologia – Sessões de Discussão de Caso em Radiologia Pediátrica;Tele-enfermagem – Capacitação permanente para profissionais de enfermagem;Toxicologia Clínica – Serviços remoto de diagnóstico e difusão de conhecimento em Toxicologia Clinica; Tele-odontologia – Discussão e segunda opinião, à distância, de casos de lesões e doenças na região bucomaxilofacial; Projeto Hospitais Sentinelas – Curso de Saúde Baseada em Evidências (Anvisa).
Mais informações com o professor Aldo v.Wangenheim, coordenador geral do Núcleo RUTE de Santa Catarina, pelo fone (48) 3721-9516
Por Mara Cloraci / Agecom